Uma breve reflexao sobre lei e educacao

Hoje voltando pra casa, depois de um dia de trabalho, de dentro do meu transporte vejo tres motoqueiros, a nossa frente sem capacete. Fato esse ocorrido em Galveston, no texas nos EUA. Simuntaneamente a essa situacao, perguntei a meu amigo, um pouco surpresa e assustada:

- Nossa eles estao sem capacete, nao e proibido?

Mateus, meu amigo me respondeu:

-Nao!

Entao eu disse mais assustada ainda:

-Ue mas e a seguranca deles, (e num tom mais de revolta, conclui) no Brasil com tanta "bagunca" e proibido andar de moto sem capacete, e aqui nao?!

E Mateus conluiu:

- Ah mas tambem so isso que deu certo no Brasil, so isso que respeitam.

Isso me fez ir la tras. Lembrei de quando era muito pequena e tenho uma forte lembranca disso, dos onibus que na minha cidade, nao sei se por calor ou se por qualquer outro eventual motivo na epoca, costumavam andar de portas abertas. Em um dado momento isso foi proibido, desde entao todos os onibus circulam apenas de portas fechadas! Lembro tambem de toda a campanha que fizeram sobre a importancia do cinto de seguranca. E lembro que muitos ou por ignorancia ou por prazer em desrespeitar qualquer lei, usavam a camisa do Vasco da Gama que continha uma faixa preta cruzando a camisa, semelhante ao cinto, para que nao fossem parados. Hoje leigamente falando, sem saber sobre qualquer pesquisa e sem ter feito alguma, acredito e vejo que e quase automatico o uso do cinto. Se a pessoa nao coloca alguem que esta no carro o lembra. Talvez os que menos usem sejam os taxistas no Rio. Muitos, nao sei tambem se a minoria ou maioria, cruzam o cinto, mas nao o afivelam.

O que acho bem curioso, ja que na verdade o cinto e para sua propria seguranca.

Isso tudo me fez pensar se com esses tres exemplos, a porta do onibus o uso obrigatorio do capacete e do cinto, se estamos de fato nos reeducando, ou se e so para nao pagar uma multa.

Assim como bebida e direcao. Acho curioso tudo isso. Ta ai uma coisa que aqui nos EUA nao sei se foi bem pensando mas foi bem feito.

Aprender a dirigir com 16 e comecar a beber com 21. Acho interessante.

Talvez no Brasil esteja lutando tanto agora para com essa recente lei seca, por conta talvez de um equivoco, na criacao das leis. Pois perante alei, voce tem idade para ter sua habilitacao e beber aos 18. Sera que foi isso? Ou nao fomos suficientemente educados para tudo isso? Qual e o limite entre a educacao e a necessidade de uma lei? Quem ai errou quem nao nos educou quem nao nos mostrou o que era certo? Ou parafraseando Chico Buarque "quem foi que ensinou alfabeto ao professor?"

Inclonclusao, lei e reeducacao, embora uma seja filha da outra, termino esse texto com uma intrigada questao; ate onde vai o medo da lei e onde se inicia nossa educacao?

Barbara Marques
Enviado por Barbara Marques em 31/01/2014
Reeditado em 04/02/2014
Código do texto: T4671992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.