UMA TURMA DA PESADA
Em um dia qualquer, anos atrás, o meu amigo e padrinho de casamento Sr. Edson me ligou numa tarde para dar a notícia que a D Derli, sua cunhada e gente de nosso conhecimento estaria no CTI lá no Rio de Janeiro, após complicações que para não entrar em detalhes estariam relativas a idade avançada nove décadas Eles são gente de vida longa, mas o longe quando fica mais perto tudo maltrata.
Seu Joselito, o marido da D Derli, falecido a cerca de três anos com uma idade parecida tinha uma vida que não dava a entender que a idade requeria cuidados quando o assunto era gastronomia e bebidas.Era um garfo firme nos restaurantes. O que ele pagava tinha que valer. Em outros tempos, bem uma década antes, fomos eu e a minha esposa convidados para o aniversário do Sr Edson e saímos de BH para Barbacena batendo lá no Rose lanche. (restaurante bom) Foi preparada uma mesa para até dez pessoas e a fartura do lugar era de dar água na boca e assim apreciou-se sem preocupações adiposas a tudo que se podia e o que me chamou a atenção foi mesmo a boca boa que todos se permitiam ao entrar com tudo nas iguarias variadas e eu que apesar de ser um bom garfo me perdi diante de quatros idosos oitentões que para encurtar a conversa continuaram a mastigar perto de meia hora depois que eu e a minha mulher havíamos parado inclusive com as sobremesas. No cardápio: chourico, Tornedô, Strogonofre, torresmo, cerveja farta, menos para dois evangélicos que não se furtaram a desocupar um jarro de um litro de suco de laranja e um pet de dois litros de refrigerante provavelmente para se refazerem do culto que antecedeu a tudo.
Á meia boca eu disse para a Ana: - Esses aí me derrubaram. Aliás para falar apenas do Sr Joselito eu observei que ele havia detonado 03 chouriços, um copo de vinho quatro cervejas na companhia de um oficial reformado da aeronáutica, algumas porções de torresmo e uma taça de champanhe. Findo isso pegou a "pratada" com tudo que pode e esvaziou goela abaixo e quando o garçom veio com um cafezinho ele brincou: - ai Carlito (o garçom) Cadê aquele doce? esse café ai é para a parte da manhã! Volta com ele por piedade e traga logo o doce. Risaiada geral e mais comilança
Um a farra só e tive que declinar no apetite para aqueles senhores que se fartavam como adolescentes em fase de crescimento. Hoje, passados todos esses anos, vejo como tinham razão, pois respeitadas as proporções de não passarem mal por indigestão, coisa que não vi acontecer, aproveitavam de tudo. Olha isso: A morte veioe os levou, ficaram no passado mas eles eram uma turma da pesada no rol gastonômico.