Será preciso FICAR SÓ pra se viver ou FICAR, só pra se viver?? (04/2004)

Estive pensando: será que temos o direito de nos queixar da falta de amor? Será que não percebemos que, não raro, o que acontece é uma negligência da nossa parte?

Deixamos o amor passar e simplesmente não fazemos nenhum esforço pra que ele permaneça. Pode parecer meio "clichê", mas a história de que "o amor pode estar do seu lado", é mais freqüente do que se pensa.

A vida cria as circunstâncias para conhecermos as pessoas, mas se elas permancem em nossa vida é por nosso livre-arbítrio - nossa escolha em fazer o possível pra que ela permaneça .

Muitas vezes exigimos muito da vida. Além da parte que cabe a ela fazer ( e que sempre é bem cumprida), queremos encarregá-la e responsabilizá-la por fazer a nossa parte. E depois dizemos: "Ah! O destino...não quis que desse certo!" Ou ainda: "Não era pra ser".

Mas será que estamos fazendo a nossa parte? Ou estamos envolvidos por um comodismo que acredita apenas na força das circunstâncias, e não na força dos sentimentos? É bom pensar nisso.

Uma das causas desse comodismo é, talvez, ter passado por algumas decepções; e a partir de então achar que o ideal é que as coisas aconteçam sem nenhum obstáculo - surge a idéia de que tudo que tem que dar certo tem que se dar sem maiores esforços.

Ao contrário, muitas vezes (muitas mesmo) as grandes e importantes vitórias acontecem em virtude da nossa dedicação. Não estou falando de um jogo ou uma guerra, mas sim de um relacionamento.

Se o bom senso te diz que ainda deve tentar, se seu coração insiste...por que não tentar?