O “HOMEM” DA CASA

Domingo de sol, maravilhoso. Piscina limpa, comida comprada. O homem da casa saiu para comprar pães, cerveja e umas coisinhas a mais. Não se esqueceu de comprar nada. Sabedor de sua cabeça fraca, ele anotava tudo: produtos e marcas. Foi recebido, na própria casa, com espanto, em vez de festa. Todo mundo em pânico, menos o verdadeiro “homem” da casa, Nilza, bisavó, de setenta e poucos anos, criada na roça, mais prática impossível. Um rato imenso, saído sabe Deus de onde, veio do quintal, atravessou todas as fronteiras imaginárias e se instalou num dos quartos – o do casal – sob um dos criados-mudos.

E ele dali jamais sairia, se dependesse dos homens da casa. Alguém teve coragem para fechar a porta do quarto. Faltava alguém com coragem de abri-la. Ninguém se dispôs. Mas um domingo daqueles ninguém poderia, de forma alguma, perder. Um aparentado teve uma idéia: chamar o irmão, exímio atirador, um ás com espingarda de chumbinho. Foi recebido com pompas e circunstâncias, o atirador. Ele disparou vários tiros, furou a parede toda. E o rato, incólume colosso. A velha olhava aquilo tudo com indisfarçável irritação. Resolveu dar uma basta à vergonha, foi até a lavanderia, pegou o rodo e logo avisou: “Saiam da frente, frouxos!”.

De nada adiantaram o muxoxos insinceros: “Não faça isso, vovó”, “A senhora não faça coisa dessas”, “Vou buscar mais munição”, dizia o atirador fracassado. “Calem a boca”. A bisavó entrou no quarto. Não gastou dois minutos para acabar com o inimigo. Abriu a porta, pediu a pá, recolheu os restos mortais do rato e os colocou num saco de lixo.

-- Há um homem aqui pra lavar o piso? Ou vou ter que fazer isso também?

Teve, todo mundo cheio de dedos e nojo. Sabem como é?

A comidinha estava boa. Boa demais. Carne macia, pãezinhos da hora, cerveja gelada. Mas que foi um dos churrascos mais envergonhados de nossas vidas foi mesmo.

(www.orlandosilveira1956.blogspot.com.br)

Orlando Silveira
Enviado por Orlando Silveira em 30/01/2014
Código do texto: T4670663
Classificação de conteúdo: seguro