2Q==


     O ABRAÇO MINEIRO .....


    .....é carinhoso, é sincero, é quente, tem sotaque e jeito próprio enfim, só quem é mineiro ou já foi lá pelas bandas das Minas Gerais é que pode entender o que estou dizendo .

     Interessante observar que mesmo vivendo num país de proporções continentais onde encontramos os mais variados sotaques, costumes e gosto pelo que se come, podemos perceber claramente que em vários estados, em várias cidades o abraço é praticamente o mesmo e tem até alguns lugares em que já estive que o abraço é muito mais parecido com um simples toque de mãos nos ombros , quer dizer, conserva-se uma exagerada distância.

    Já o abraço mineiro não tem nada disso e portanto é diferente . Não pelo fato de ser mineiro da gema mas, afirmo que o mineiro é simples quando abraça, entrega a alma e o coração quando abraça e, invariavelmente quando abraça e sempre o faz sinceramente, entende perfeitamente quando não recebe o mesmo calor de volta .

     É chato como tem gente que até hoje pensa que um abraço é apenas um contato de corpos e até em algumas situações um contato de corpos bem, digamos, caliente .

    Já o mineiro é diferente, também sabe abraçar, digamos, calientemente mas sobretudo dá muito mais importância ao abraço das almas, ao encontro dos corações e o contato dos olhares .

    Não    é porque sou mineiro mas , em matéria de abraços e carinho, mineiros são um caso à parte . Se em qualquer canto do país cada brasileiro tem um sotaque característico , em Minas os abraços são diferentes do que se encontra em qualquer lugar, recinto ou praça pública .

    O que nós mineiros queremos transmitir quando abraçamos , é que a pessoa que estamos abraçando perceba claramente que o abraço é sincero e jamais, de forma alguma é maquinal ou automático como se fosse um desses gestos programados pelos e para os robôs .

    Tem gente , mineiros inclusive , que costuma afirmar que nossos abraços são até meio tímidos como aliás, a maioria dos mineiros aparentemente são .

    Mineiro pode não ser de falar muito mas quando abraça, abraça de verdade, com sinceridade, com muita paixão, sem reservas e sem medo de estar agradando ou não .

    E também tem um coisa : que ninguém se surpreenda se depois de um abraço um bom mineiro não te convidar para tomar um cafezinho acompanhado de uma gostosa broa de fubá e de um delicioso , incomparável e inigualável pão de queijo .

    Não é por ser mineiro mas nós não somos nem melhores e nem piores, somos diferentes e cá pra nós , tem coisa melhor que ser apresentado a uma pessoa, receber um forte aperto de mão, trocar uns dois ou três dedos de prosa , ser convidado para um cafezinho que só mineiros sabem fazer e depois e muito depois, mas muito depois mesmo, ganhar um forte abraço mineiro na despedida ?

     Pode , claro , até ter coisa muito melhor mas que abraço mineiro é bom demais da conta lá isso é !

     E que isso ninguém discuta , uai !!!


                          *********


           .....esta crônica foi publicada originalmente em 30/03/2012 . Trouxe de volta para homenagear uma grande amiga.....


 

 



(.....imagem google.....)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 29/01/2014
Código do texto: T4669963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.