Skate no Grajaú: uma pista e um giro de 360°

O Grajaú, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, é atualmente cenário de uma novela dedicada ao público jovem que faz sucesso há mais de dez anos no Brasil. Isso trouxe destaque e valorização ao bairro, mas as crianças e adolescentes que nele habitam não estão satisfeitas.

Nos últimos anos, após a pacificação de algumas comunidades carentes que cercavam o local, os rotineiros tiroteios e a violência diminuíram, apesar dos vários relatos de assaltos. Essa medida permitiu com que crianças e adolescentes deixassem um pouco de lado computadores e videogames e voltassem a brincar nas ruas e praças. Nesse momento, a prática do skate se destacou.

É bastante comum se observar meninos entre 12 e 18 anos andando de skate pelas praças do bairro. Como na Edmundo Rego, por exemplo. Outros, inadvertidamente, acabam se arriscando e andam nas ruas, entre os carros, ou fazem manobras nas rotatórias existentes em alguns cruzamentos. Tudo isso pode gerar acidentes graves. Porém, eles só parecem agir dessa maneira por falta de um local para a prática adequada do esporte.

Cerca de 9 anos atrás, havia uma pista de skate feita de madeira no Grajaú Country Clube, tradicional centro esportivo do bairro. Lá, os skatistas pagam um valor de acordo com o número de horas que permaneceriam. Até pequenos campeonatos foram realizados. Porém, vizinhos do clube, incomodados com o barulho, fizeram um abaixo-assinado e conseguiram a desmontagem do equipamento. Desde então, não houve qualquer outra iniciativa de apoio ao skate no bairro, segundo os praticantes.

Existe uma pista de concreto no Parque Recanto do Trovador, mais conhecido como Antigo Zoo, mas, segundo os skatistas, ela foi mal planejada, é bastante irregular, o que pode causar até mesmo acidentes.

Para resolver a situação, os jovens praticantes do skate estão se movimentando. Já existe uma iniciativa de projeto de pista a ser construída no bairro. Além disso, já se inicia um abaixo-assinado para que a instalação saia do papel.