Desemprego?

Taxa de desemprego no Brasil cai para o menor registro da história (*O Globo). O índice de desemprego no Brasil chegou à marca de 4,6% neste último mês de 2013. Mas isto não quer dizer que o numero de postos de trabalho tenha crescido, pelo contrário baixou nos principais setores (indústrias e construção).

Qual é o cálculo, se com menos empregos o desemprego fica menor? Explicação simples em pesquisa realizada pelo IBGE: É alto e crescente o numero de inativos no Brasil e não são relativos a aposentados, inválidos ou doentes, mas sim simplesmente as pessoas que não querem ou não precisam trabalhar. O aumento da renda das famílias (bem como a bolsa isso, bolsa aquilo e a bolsa...) nos últimos anos vem patrocinando os jovens (e os não tão jovens assim), que moram com seus pais e não precisam ajudar nas despesas da casa, tendo ainda uma mesada para as necessidades básicas (e, às vezes, para o não básico também).

Estas mordomias fazem com que não haja a necessidade de trabalho e o interesse seja simplesmente zero. “Adolescentes” de 20, 30 ou até 40 anos que continuam apenas estudando (ou nem isto), esperando a boa vontade dos familiares sustenta-los. Não consigo entender onde está o orgulho próprio e a autoestima sem realizações ou conquistas. Eterno dependente que quando a “Teta” secar entrará em colapso, sem grana, experiência ou conhecimento profissional sobre nada, até de uma terapia para conter o desespero será privado. Chegará precocemente então à famosa “Crise existencial”, que não é nada mais do que perceber que nada é e nada será sozinho.

Boa semana a todos (principalmente aos patrocinadores destes).

Osvaldo Kulchesky Junior.

www.kulchesky.net