POLITICAGEM MALDITA
POLITICAGEM MALDITA
Faze o dever que te sabe sem lamentos, sem demoras a propaganda do bem deve atingir o seu apogeu. Nós brasilianos estamos sempre a esperar atitudes diamantizadas no sentido de melhorar a condição social da sociedade brasileira. Parece que nossos anseios, nossos pedidos transpiram no ar e tomam destinação ignorada. Estamos cansados, preocupados, ansiosos por melhoras, mas elas teimam em nos enganar e, as nossas esperanças vão morrendo no nascedouro. Como sofre o brasileiro com política desumana, onde os representantes do povo se envolvem constantemente em atos ilícitos que denigrem as suas imagens.
A justiça parece possuir um braço curto para atingir os poderosos, pois os processos se arrastam a passos lentos, beneficiando os infratores. Nós estamos à cata da felicidade. Os pais podem dar alegria e satisfação a um filho, mas não há como lhe dar felicidade. A felicidade é a qualidade ou estado de feliz, ventura e bom êxito. No momento nós não estamos enquadrados dentro dessa sinonímia, mas esperamos conscientemente pelas bonanças que mais cedo ou mais tarde virão. Como diria um sábio, os pais podem aliviar sofrimentos enchendo-o de presentes, mas não há como lhe comprar felicidade. Terrível sentença é quem perdeu a própria fé, pois nada mais tem a perder, mas será possível viver contente no doce clima da paz, nunca dês um passo à frente, deixando culpas atrás.
Fatos corriqueiros que nos entristecem, mas não param de acontecer: “Prescrição de medidas antigas”: - Medida poderá arquivar até 738 processos no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). É uma vergonha meu Deus. As regras de prescrição serão votadas no pleno do Tribunal, mas palavra final é da Assembleia Legislativa. Sobre o caso existe confronto de ideias. A prescrição de prestações de contas deve valer para processos já existentes no estoque dos tribunais de contas? “A possibilidade de prescrição existe, é legal, esse prazo só pode ser contado a partir da publicação da lei. O TCE já tem que colocar esse detalhe em seu projeto, ou ficará ambíguo”.
A irretroatividade da prescrição foi um entendimento claro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) quando analisou o artigo 54 da lei nº. 9.784/99”. Palavras de Gleydson Alexandre, procurador de Contas do TCE, ao jornal O Povo de Fortaleza. “Existem processos que se arrastam há bastante tempo, desde os anos de 1997, 1998. Como é que hoje um tribunal vai solicitar informações de um gestor que deixou o cargo vários anos atrás? Talvez os documentos do processo nem existam mais. Agora, com a informatização das gestões, não haverá mais esse problema”, diz Francisco Aguiar, presidente do Tribunal de Contas do Município.
Senhor Chico Aguiar não se costuma esquecer tão facilmente as coisas, principalmente em se tratando de coisa pública. Quem agiu errado nas suas prestações de contas deve ser analisado, fiscalizado e no caso de erro deverá existir punição. Encobrir processos é ato criminoso, pois todo governo que se preza a transparência deve estar acima de tudo. Então vamos punir quem deixou de fiscalizar em tempo hábil. Contrato para compra de imóveis do Tribunal de Contas do Ceará (TCE). Empresa de paraíso fiscal teve outros contratos no Ceará.
A Kentish venceu licitações feitas pelo TJ-CE e a Setur. Entre os itens licitados, cadeiras de até R$ 5,9 mil reais. Não foram encontrados número de telefones da empresa supracitada no Brasil, mas o contato com um advogado que representou a empresa nas licitações foi possível. O número informado pela OAB-SP encontrava-se indisponível para ligações feitas nas últimas sexta e segundas-feiras. Uma empresa, com sede no Brasil, que também chegou a representar a Kentish, foi procurada, mas não houve retorno ao recado deixado. Um endereço de e-mail de um representante da Kentish foi localizado, por volta das 19h de 20/01/2014, mas até as 21 h não houve resposta. Mistério, muito mistério.
Onde não existe seriedade acontecem essas coisas. É triste, mas é verdade. Os preços dos móveis licitados pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) são similares aos do contrato com o Tribunal de Contas do Ceará (TCC), valores que provocaram polêmicas. Mensalão – Genoíno foi o único dos condenados a pagar multa no prazo. O ex-presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) depositou dia 20/01/2014 os R$ 667,5 mil que devia à justiça por participação no mensalão. Depois que a família de José Genoíno conseguiu arrecadar recursos para pagar a multa do mensalão, os petistas José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha também criarão sites para receber doações destinadas ao pagamento dos valores destinados à justiça.
Das duas uma, ou a população brasileira é muito caridosa ou estão lavando dinheiro novamente. Já pensou se a moda pega. Presídios – Dilma Rousseff diz que acompanha com atenção crise no Maranhão. O Governo Federal estaria “pisando em ovos” para não ferir a sensibilidade da família Sarney, cara ao projeto de reeleição do PT (Partido dos Trabalhadores). Comissões de Direitos Humanos no Maranhão foram barrados no Complexo de Pedrinhas. Será que a família Sarney é mais importante para o Brasil do que a totalidade da população brasileira. Para a presidente Dilma parece que sim. A situação da violência é crítica no Brasil onde existem mais meliantes processados fora dos presídios do que no interior deles.
Como o serviço prisional é caótico a construção de mais presídios não resolverá o problema, pois inexistem programas para combater a violência e o crime organizado, é como a semente do mal, cresce a passos largos e numa velocidade tremenda. Nossa conotação é tão verdadeira que no estado do Ceará ocorre um homicídio a cada duas horas. O Estado registrou 4.462 assassinatos no ano de 2013, o que equivale a uma média de 12 casos por dia. O número cresceu 19,5% em relação a 2012. Fortaleza responde sozinha por quase metade das mortes. Só em 2013, foram 2017 homicídios. A política social inexiste, a deficiência de empregos é enorme, o ensino público está fragilizado e a segurança pública morta e sepultada.
Apelar para quem? O Brasil em termos de controle externo também deixa muito a desejar. Sírios em fuga descobertos no Ceará com passaportes falsos. Onze sírios, que seriam de uma mesma família, deixaram seu País em guerra e tentaram usar o Ceará numa rota de fuga para a Europa. Estavam com passaportes da Romênia, tentando embarcar em Fortaleza para Portugal quando foram flagrados pela Polícia Federal. Protesto – Grupo pela extinção da Polícia Militar se mobiliza no Rio de Janeiro. Evento prestará solidariedade aos participantes dos “rolezinhos” em São Paulo, que vêm sendo proibidos pela Justiça e reprimidos com violência pela Polícia Militar afirma a mídia.
Essa nova tática de protesto é terrorismo puro e deve ser combatido com veemência. De desordeiros o Brasil já está cheio e se providências não forem tomadas, eles tomarão conta do país já bastante fragilizado. Há dois climas diferentes, onde o mal desponta e viga: A justiça sem a força, a força sem justiça. Era um jurista dos cimos, lutando contra ladrões, e morreu, legando aos primos quinhentos e dez milhões. Essas palavras sábias do grande Chico Xavier mostram com todas as letras a corrupção no Brasil. Discussão quanto mais dura mais lama se aproxima, quanto mais se agita o poço mais o lodo vem acima. Estamos querendo exterminar esse lodo imoral que toma conta do nosso querido Brasil e só existe uma solução, a conscientização dos eleitores em não votar em políticos desonestos, corruptos e que prometem muitas bonanças em vésperas de eleição. Trabalhar pelo povo não é caridade e sim obrigação. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE