UMA ENORME DÍVIDA.

Tem minha família enorme dívida com Dom Bosco, o Santo italiano voltado para as crianças e a juventude em geral na missão de educar.

Meu avô chegado do sul da Itália após a primeira guerra, ainda muito novo, mas preocupado com a educação dos filhos, conseguiu colocar os filhos homens, quatro, em instituições salesianas onde ficaram internados e se formaram, todos nos antigos cursos preparatórios, saindo meu pai como engenheiro agrônomo do Colégio de Ouro Preto, Cachoeira do Campo. Naquela época curso superior era para poucos, filhos de fazendeiro ricos, principalmente direito, existentes duas faculdades no Brasil somente, no Catete, Rio de janeiro, e no Largo de São Francisco, São Paulo. Meu pai se formou no Rio custeando seus estudos com aulas que dava no Colégio Salesianos Santa Rosa, onde estudei também. Lá também estudaram meus filhos.

A Ordem Salesiana fundada por Dom Bosco educa milhares de jovens no mundo que têm dificuldades materiais para receberem instrução. Abriga e protege um gigantesco universo de necessitados, desde a “obra do berço” até os idosos.

Dia trinta e um desse mês, sexta-feira, é aniversário de duzentos anos de nascimento de Dom Bosco, “bicentenário della nascita”.

Por esse meio singelo e humilde registro a grande dívida que toda minha família tem com esse grande personagem da educação mundial e da bondade.

“Os Salesianos são uma comunidade de cristãos, fundada em 1859, pelo padre italiano Giovanni Bosco (Dom Bosco), em Turim (Itália). O nome Salesiano vem de São Francisco de Sales, Bispo de Genebra no século XVII. Dom Bosco escolheu São Francisco como patrono da sua primeira fundação devido à sua bondade, paciência e intensa caridade pastoral, qualidades necessárias para se trabalhar com a juventude.

Dom Bosco morreu em 31 de janeiro de 1888 e foi declarado santo em 1934, como Apóstolo da Juventude. Aos Salesianos legou o "Sistema Preventivo", um método educativo que se baseia na razão, religião e bondade. É sua herança de imenso valor.

Os Salesianos ocupam o terceiro lugar entre as Ordens Religiosas, depois dos Jesuítas e Franciscanos. São aproximadamente 17.556 (96 bispos, 10.060 sacerdotes, 16 diáconos, 3.218 seminaristas, 2.515 religiosos leigos) distribuídos pelos cinco continentes, presentes em 118 países.

Sua missão está centrada na educação integral dos jovens, por meio de três missões:

Juvenil - educação de jovens e adolescentes, sobretudo os "pobres", e dos jovens chamados para o serviço na Igreja.

Popular - educação à fé nos ambientes populares, trabalhando especialmente com a Comunicação Social.

Missionária - anúncio do Evangelho aos povos que não o conhecem e presença nas jovens igrejas.” Instituto Dom Bosco.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 26/01/2014
Reeditado em 26/01/2014
Código do texto: T4665523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.