Academia Brasileira de Letras: A utopia do merecimento

Instituição Cultural que tem como Patronos grandes personalidades literárias, tais como: José de Alencar, Gregório de Matos, Álvares de Azevedo, Casimiro de Azevedo, Castro Alves, Gonçalves Dias. E como fundadores exímios intelectuais, a exemplo: Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Graça Aranha, José Veríssimo, Olavo Bilac, Rui Barbosa, entre outros.

Dentre os mais de 100 anos de existência – fundada em 1897, a Academia Brasileira de Letras (ABL) negou a participação de alguns escritores eminentes, segue, abaixo, alguns nomes:

Carlos Drummond de Andrade (considerado um dos mais influentes poeta e contista); Cecília Meireles (escreveu mais de 50 livros de um conteúdo poético único); Clarice Lispector (naturalizada brasileira desde seu primeiro ano de vida é renomeada por seus magníficos romances poéticos); Erico Veríssimo (um dos escritores de maior expressão do século XX); Lima Barreto (um dos maiores escritores libertário de todos os tempos); Mário Quintana (Tradutor e poeta); Monteiro Lobato (um dos maiores escritores de literatura infantil); Vinicius de Moraes (diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor); Jorge de Lima (indicados ao Prêmio Nobel de Literatura); Gerardo Melo Mourão (indicados ao Prêmio Nobel de Literatura).

Tal negação, talvez, deve-se a alguma norma ou política não preenchida por tais escritores. Porém, fico estupefato e abismado quando encontro na lista atual de membros da ABL (tempos passados também podemos encontrar sérias aberrações) figuras controversas, personagens que pouco ou nada contribuíram para a literatura brasileira - acho melhor não esperar nenhuma contribuição excepcional nas suas estadas na academia; alguns nomes se destacam, como: José Sarney - Cadeira nº 38 (ex-presidente), Ivo Pitanguy (cirurgião plástico), Paulo Coelho - Cadeira nº 21 (escritor), Merval Pereira - cadeira nº 31 (Comentarista e colunista).

Letras ou Política? Acredito que é necessária uma adequação de filosofia urgente.

Um dia não irei me admirar se o Senhor ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for convidado a ocupar a Cadeira nº 1.

W Fortunato
Enviado por W Fortunato em 26/01/2014
Código do texto: T4665113
Classificação de conteúdo: seguro