Loucura

Podem existir várias definições para a palavra loucura. Suponho que para a sociedade em geral, que vive descentemente, (sem loucura) a definição aceita é aquela dada pelos médicos. Os homens e mulheres formados e especializados, denominados psicos qualquer coisa, que afirmam que loucura é resultado de uma doença mental. Resultado, e não sinônimo. Isso eu sei é claro, porque acabei de ler na Wikipédia. Processe-me.

Agora para adolescentes. Aqueles que estão entrando na parte final da maior mudança de suas vidas, os 18 anos, a idade aguardada por muitos. Onde tudo mudará absurdamente e repentinamente. Certo? Não. Ilusão. Porém, estes pré-jovens adultos tem uma definição diferente de loucura.

Na adolescência realizar loucuras é sinônimo de liberdade. Ou seria resultado dela?

E para os loucos?

Tenho uma vizinha que possui a alcunha de “Louca da rua”. Toda rua deve ter uma semelhante. Odiada ou amada, sempre existe aquela pessoa que recebe esse rótulo. Por quê? N motivos. Aqui onde moro não faço ideia do porque desse titulo.

Entretanto, releiam leitores. Quando falo da vizinha, não digo que é resultado de uma doença, sinônimo ou resultado da liberdade. Digo que é um rótulo.

Uma pessoa que é rotulada dessa forma e provavelmente nem saiba por quê. Qual será a definição que da para si mesmo?

E para mim?

Tomei a liberdade de um dia puxar assunto com a tal “Louca da rua”.

Conversamos coisas aleatórias rodeadas por uma onda de desconfiança. Ela, pois, quem é que vem falar com a Louca da rua a troco de nada? Eu, pois o motivo de ter esse titulo nas costas pode ser qualquer coisa. Comer pipoca com banana, ou enterrar o marido no quintal. Exagero? Pode ser.

Se aquilo for loucura, depois de conhecer a “Louca da rua”, tive certeza da definição.

Loucos, são as melhores pessoas do mundo. E sabem disso.

Loucura é o melhor estado.