2 - OS BURCOS VIAJAM NO PARAGUAI
Na Argentina são barrados por ordem da Presidente Cristina Kirchner, que não quer saber de porcadas, nem burradas de brasileiros por lá e acrescenta: - Já basta o chiqueiro que transformaram o Uruguai, quando se auto exilaram por lá. Diante do impasse resolvem dividir a coluna em braços, um braço da coluna segue na direção do Chile, outro segue para o Paraguai e o terceiro decide retornar ao Brasil voltando ao Uruguai e posteriormente por Santana do livramento passando antes por Riveira. Ainda na Argentina são obrigados a colocarem calçados, pois as rachaduras herdadas de Mujica estão causando diversas baixas, então são adotadas sandálias estilo José, não o Mujica, mas o Genoino.
Nesta altura o poder central do Brasil entra em pânico e diante dos rumores que os burcos desejam chegar até Brasília e darem um golpe de Estado, não resta alternativa, o governo central lança mão do plano de repressão das manifestações durante a copa forma uma força nacional para combatê-los, decidindo optar por voluntários da mesma espécie dos integrantes da coluna, então recrutam na própria Província dos Burcos. Depois de testes de aptidão, de força e de inteligência, decidem pelos Porros, mas abrindo mão da inteligência. Os porros inicialmente rejeitados por terem aspecto físico de porcos duroc, são fortes e trazem no sangue a cara dos durocs e somente as patas traseira de burros, quase todos beirando 300 kg, são machões e violentos que exalam odor autoritário e violento, bem típico dos recrutantes.
Uniformizados os Porros ganham capacete, mochilas e ração diária dobrada e partem na direção de São Borja. Sabendo das providências adotadas pelo poder central os burcos ao chegarem na cidade refazem os suprimentos e se preparam para seguir Brasil acima, deixando para trás os mais doentes e os de mente predominantemente burras. Pelo cantinho partem na direção de São Borja, tentando reprisar o inicio da Coluna Prestes que aconteceu em 29 de outubro de 1924.
O braço que seguiu para o Chile ao tentar cruzar a cordilheira dos Andes descobriu que burcos são vulneráveis a neve e decidem voltar para juntarem-se aos do braço Paraguaio. No reencontro o líder lança a "Carta do Primeiro Reencontro", tendo como tópico, o poder do gelo. A entrada no Paraguai é tranquila, entretanto são forçados a entregarem as trouxinhas de Mujica, sob a alegação de que a deles é "mui buena", assim ficam viajando por algum tempo sem saírem do lugar.
Do livro Província dos Burcos - 2014