2 - A COLUNA DOS BURCOS
Os burcos ganham o Mundo começando pelo Uruguai, Argentina e assim subirão a América em direção ao estreito de Bering, como se estivessem realizando o caminho inverso da teoria da chegada do Homo sapiens por estas pastagens.
No Uruguai contraem a primeira doença debilitante da nova raça. Sabendo que havia uma coluna em marcha José Mujica oferece estadia em sua fazenda aos tão paparicados burcos.
Passam o final de semana confraternizando, rolando na grama, chafurdando, grunhindo e zurrando. Rola para lá, rola para cá e a bicharada vai encostando nos pés judiados de José, pronto estão infectados com uma das principais virtudes dele, o relaxamento.
Na segunda-feira levantam acampamento, mas sem antes serem presenteados com uma ração esverdeada, acondicionadas em trouxinha e partem na direção do solo argentino, já nos primeiros quilômetros surge uma sanga que devem passar, mas todos empacam, não podem molhar as patas sujas devido a inesperada aversão à água, são as primeiras manifestações da doença adquirida junto ao mandatário, todos enrolaram as patinhas em sacolinhas plásticas para poderem passar e lá se vai a coluna levando a praga do relaxamento do José, que poderá contagiar o mundo se nada for feito.
Do Livro província dos Burcos - 2014
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4658258