De quem é a culpa?
Isso não é uma brincadeira, mas poderia ser na fantasia de uma menina de 10 anos ao brincar de ser mãe das suas bonecas, porém a vida está tão de cabeça para baixo que ao invés de embalar um bebê de brinquedo logo irá cuidar de um bebê de carne e osso, que sente fome, sede, chora, tem cólicas, precisa trocar a fralda, tomar banho, etc. Se fosse um boneco isso seria só na imaginação e quando a mãe imaginária cansasse deixaria num canto, afinal era só um brinquedo, no entanto quando isso torna-se real é algo assustador, uma criança cuidando de outra criança e ambas totalmente vulneráveis.
Muitos podem dizer, mas ela sabia o que estava fazendo, pode ser que sim, entretanto uma criança com 10 anos não tem discernimento para muitas coisas, inclusive de ser mãe.
É nítido que essa menina não tem estrutura física e nem psicológica para tal, ela é só uma criança que provavelmente pela expressão de felicidade está encantada com o momento, com a novidade de ser mãe, mas ainda não sabe o que é ser mãe.
Não sabemos o que de fato aconteceu se foi estupro, se consentiu, se o pai é maior de idade ou tem a mesma idade. Envolve uma série de fatores, dependendo da diferença de idade do pai configura pedofilia, ainda que tenha sido com o consentimento.
Onde estão os pais dela? E se a mãe também foi mãe precocemente?
De quem é a culpa?
Da televisão com suas futilidades? Da sociedade que vive anestesiada e cada um olhando pro seu umbigo? Das músicas que elogiam as mulheres chamando-as de cachorras? Dos quadradinhos de 8?
Tudo pode influenciar sem dúvida e não se pode julgar, afinal é o que se tem para essa geração apreciar, a decadência está aí para qualquer um enxergar as falhas na saúde, educação e segurança, vamos vivendo ao Deus dará.
Na verdade muitos transferem a responsabilidade da educação dos filhos para terceiros, a escola que se vire, a sociedade ou o mundo.
Ela não foi a primeira e nem será a última a ser mãe com essa idade quando deveria ser apenas filha. Que Deus proteja essas duas crianças.
Obs.: Escrevi essa crônica após ver no face a foto de uma menina com apenas 10 anos e grávida.