Pimenta

Pimenta

( ... Um tempero picante que fantasia o sabor.)

“Pimenta nos olhos dos outros é refresco”, ou argumento? Vamos dirimir dúvidas! Presidenciáveis à postos! Apimentemos as discursões ( comparações?): O antes e o depois. 1) PIB, toda a economia; 2)Emprego ( taxa de desemprego); 3) Infraestrutura ( investimentos); 4) Privatizações/concessões; 5) Educação; 6) Habitação; 7) Inflação... bem essa pimenta arde! Como queima as línguas ou bochechas e, mais outras “coisitas” mais.

Abaixo, três apimentadas comparações:-

O antes, Habitação, sem programa... O depois...2 milhões de casas (Minha Casa

Vida).

O antes, Inflação, 2002 – 12,5% a.a.... O depois, 2013 – 5.9%...Um horror!

O antes, desemprego, 12,5%...O depois, 2013 – 7,5% ???

Privatizações/concessões, O antes ( Privataria) : Siderbrás, Eletrobrás, Telebrás, Vale e, quase (ufa!) o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Petrobrás (lembram-se Petrobrax°?), ferrovias... O depois Concessões onerosas Estradas, Portos, Aeroportos, Pré- Sal – todos sob controle majoritário Nacional, do “Povo”. Bem e por aí vamos... Sem falar em Educação - novas escolas Técnicas, Universidades ... Por último o PAC Programa de investimentos em infraestrutura 1 e 2; No antes não houve...

A bipolaridade político/partidária, ainda presente e persistente no país, PT x PSDB, à moda “crioulo doido”, vide as coligações, sem atentar para as identidades ideológicas individuais de cada agremiação, mascarando a intensão do eleitor, do voto, dando-lhe outro sentido. Engana, tornando-se uma propaganda enganosa...

Uma “Salada”, onde entram todos os tipos de hortaliça, de “pimenta”, até a que não arde, sem sabor (Ops! Não estou falando no PSDB...). Estão tentando apimentar a “salada” multicolorida com pimentão essa hortaliça, falsa pimenta, um fruto que dá vermelho, verde, amarelo e, até em fase transitória, roxo (vergonha?), que em cada salada ele é adicionado segundo a dieta/cor do momento, para dar “sustentabilidade”, consistência ao paladar dos comensais disponíveis, oportunistas do momento (Ops! Não estou falando da Santa Marina – afinal, qual é o partido dela?...). O “novo” quer ser adicionado ao tempero meio afoitamente – picante e não picante! Salga, não salga? Adoça ou é insosso? É ou não é? Muito pelo contrário (Ops! Não estou falando do PSB...)

Nisso tudo, á mesa, dentro de uma cesta, de olho, como uma águia, a “pimenta” mineira ( mas mineiro não gosta de pimenta, sô!)... Curtida, rançosa, bolorenta, azinhavrada, ardendo de atraso... ”Vamos reestatizar a Petrobrás!”; “Vamos institucionalizar o Bolsa Família” ( antes, Bolsa Esmola, Bolsa Malandragem...etc.)... Degustaram o “carboidrato Brasil” por 8 anos...E sem pimenta!

Na “Salada” servida neste tempo – 2014,, vamos apimentar o debate – O antes (1998/2000) e O depois (2003/2014)...

Dilma, malagueta neles!

BNandú jan/2014

BNandú
Enviado por BNandú em 20/01/2014
Código do texto: T4657748
Classificação de conteúdo: seguro