Saltando do Corcovado

Ainda às voltas com uma reportagem especial para os 100 anos de Dorival Caymmi, comecei uma busca por imagens antigas que pudessem ilustrar aquilo que escrevi a seu respeito. E não demorei a encontrar uma ótima, com Caymmi ao lado de Carmen Miranda, eles que tiveram suas carreiras impulsionadas pela gravação de “O que é que a baiana tem?”. Mas, curiosamente, havia nesta foto um terceiro personagem cujo nome não aparecia na legenda – por mais que ele fosse o único a olhar diretamente para a lente. Embaixo da foto vinha escrito apenas “Dorival Caymmi e Carmen Miranda”, como se aquele outro homem nem existisse.

Voltei a encontrar a foto em outros lugares e às vezes ela estava inclusive cortada para que só Caymmi e Carmen aparecessem nela. Depois que descobri quem era o homem e fui pesquisar a seu respeito, isso se tornou bastante irônico. Porque Assis Valente – assim se chamava – era compositor e fez várias músicas gravadas por Carmen. Mas não superou a mudança dela para os Estados Unidos e o fim da parceria. Ainda fez uma música especialmente para ela, mas Carmen não aceitou gravar. Separados ficaram na vida, e hoje em dia nas fotos.

Assis Valente vinha de uma história confusa, não se sabe ao certo nem onde nasceu, foi tirado de seus pais e viveu uma vida meio errante, companheiro da pobreza e da solidão. A música havia lhe dado uma nova vida, e talvez por isso mesmo não aceitasse voltar ao que era antes. Foi ficando esquecido, mergulhou em dramas conjugais e financeiros, e tudo isso fez com que tentasse o suicídio três vezes – uma delas espetacularmente, saltando do Corcovado e sendo amortecido pelas árvores. Na terceira vez conseguiu, sentado em um banco de rua, tomando guaraná com formicida. Deixou um bilhete pedindo a Ary Barroso que pagasse os aluguéis que devia.

Anos depois até houve regravações de suas músicas, mas não se pode dizer que hoje em dia ele seja popular. Eu nem mesmo posso garantir que não lhe cortem na minha matéria.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 20/01/2014
Código do texto: T4656982
Classificação de conteúdo: seguro