ROLEZINHO AO PASSADO

Tenho uma dúvida sobre uma iguaria da minha pobreza, se eram pés ou patas de galinha. Hoje isto pouco importa, mas lá no ano de 1962 eu e meu pai dávamos um "rolezinho" no Mercado Público, um dia o açougueiro retrucou meu pai dizendo que eram pés. No final pés ou patas sempre matavam a fome, sendo uma iguaria da pobres, ela requeria preparação sofisticada.

A aquisição se dava nos sábados, eram entre dois ou três quilogramas, mas ficavam prontas para consumo somente no domingo, depositadas num panelão sobre o fogão a lenha ferviam por mais de seis horas, depois de retirada a água e gordura, mais duas horas para esfriar e então podíamos separar os ossinhos, um por um, as cartilagens ficavam. Era uma pasta que rendia uns bolinhos, parecidos com almôndegas, assim duravam dois ou três, para quem não tinha geladeira.

Hoje cozinhei um frango quase inteiro, antes separei o peito para grelhar, cozinhei inclusive os membros inferiores, depois retirei osso por osso, assim está destinado aos gatos do telhado, menos a parte retirada dos pés, que renderam a preparação de duas almôndegas para relembrar da iguaria da pobreza.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 18/01/2014
Reeditado em 19/01/2014
Código do texto: T4655129
Classificação de conteúdo: seguro