LIVROS = CONHECIMENTO = PODER

Penso que o conhecimento é uma forma de ser livre, porque é algo que ninguém pode nos tirar.

Na vida perde-se muito; às vezes perde-se tudo, mas o conhecimento permanece lá, intacto; e quando chega o fim de nossa existência, somos lembrados pelo que fomos e fizemos. Daí a importância da constante leitura de livros que nos fazem viajar nas asas da imaginação.

No Brasil se lê em média 2,1 livros por ano, já na Argentina e Chile se lê 5,1 livros. Estamos aquém de uma saúde intelectual saudável. Quem lê bem fala, bem escreve, bem vê e bem ouve.

O conhecimento é tão importante e primordial em nossas vidas que, se for absorvido e retido, sem, contudo desbravar o campo da reprodução, de nada valerá.

Os grandes personagens de nossa história tais como Alexander Graham Bell que inventou o telefone, Vital Brasil que descobriu o Soro Antiofídico (que neutraliza o veneno de cobras), Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, que foi um referencial na industrialização do Brasil, compartilharam suas idéias através de seus conhecimentos, com o mundo, e assim se sentiram mais livres.

O conhecimento gera liberdade, pois a liberdade não consiste tão somente em um céu aberto e em espaços ilimitados, mas acima de tudo, na mente.

Um grande sábio uma vez falou que melhor é quem controla sua mente do que o que toma uma cidade, porque o que toma uma cidade adquire para si somente status, títulos temporais, porém aquele que controla sua mente domina um mundo que transcende além da imaginação humana.

É exatamente esse poder de dominar o mundo através da leitura, que contagia. Infelizmente em pleno século XXI temos em nosso país muitos analfabetos, pessoas que não sabem ler e nem escrever. É triste observar alguém colocando suas digitais no lugar da assinatura . Há pessoas que só sabem assinar o nome e nada mais. Existem os analfabetos funcionais e aqueles que sabem ler e escrever, mas desconhecem assuntos diversos e se sentem isolados quando estão com os amigos, pois não conseguem acompanhar o diálogo.

No período feudal, o conhecimento era restrito à Igreja Católica e aos nobres; os servos não tinham acesso a ele, porém hoje está aberto a todos que dele desejam usufruir.

Ser analfabeto e estar à margem do conhecimento não é vergonhoso, vergonhoso é não reagir se alfabetizando e buscando o conhecimento, uma vez que o governo oferece diversas opções e oportunidades. Portanto, adentremo-nos na trilha do conhecimento e vislumbremos uma vida melhor, vida que só o conhecimento produz.

Leiamos mais. Esse é o segredo!

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 17/01/2014
Código do texto: T4654082
Classificação de conteúdo: seguro