Sabedoria helênica

Certa vez um sábio ancião grego que servira no passado em muitas guerras que seu povo travou contra outros povos observava um grupo de rapazes que simulavam cenas de batalha acompanhado de seu amigo de cabelos grisalhos. Algo lhe despertara a atenção. Pedira ao seu colega que também direcionasse seu olhar a um que exibia notável agilidade e destreza no manejo de espada, dizendo-lhe as seguintes palavras:

"Há, na firmeza do agir deste jovem intrépido, uma só verdade: os louros da vitória são dados aos que pensam para além das limitações aparentes. Ainda que as derrotas sejam colossais ou inevitáveis e estando os inimigos ávidos em lhe cortar as pernas, haverá sempre de se levantar e seguir adiante, rumo ao imponente futuro que se desenha no horizonte dos que se destinam a ser grandes, com vigor e impetuosidade de um destemido guerreiro! As pitonisas profetizam sua grandeza e dela jamais fugirá."

Em sua memória, recordava-se que na juventude almejava superar os feitos de Alexandre da Macedônia, que com 23 anos conquistara e unira metade do mundo até então conhecido. E pensou consigo mesmo: Que haveria de ser da vida, sem experimentar de sangrentas batalhas pela sobrevivência, nesta selva de pedras que converte os seres humanos em bestas ferozes? Que haveria de ser da vida, se cada dia não fosse uma página de sabedoria?

Caio Ferro
Enviado por Caio Ferro em 14/01/2014
Código do texto: T4648729
Classificação de conteúdo: seguro