ADMINISTRAR É PRECISO

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Há quem pense em fazer um curso de Administração pensando somente em administrar uma empresa, pública ou privada. Mas, pensando bem, o verbo administrar é, pragmaticamente, tão importante quanto o verbo viver.

Na verdade, na vida a gente tem que administrar tudo. Administrar é verbo copiosamente usado, não importando se quem o conjuga é administrador profissional ou não. Na prática, bem ou mal, com competência ou sem competência, com honestidade ou não, todo o mundo vive administrando.

O verbo administrar é, assim, inerente ao ser humano. E não é que até os bandidos profissionais, a mão armada, de sandália, bermuda e boné, ou a mão desalmada, de terno e gravata, administram o crime?! Daí os nomes de quadrilha, crime organizado, corrupção ativa.

Já dizia o Evangelho que os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz. Em linguagem de hoje, dir-se-á que a prática do mal, no mundo inteiro, é mais bem administrada que a prática do bem. Uma ação terrorista costuma ser planejada e administrada em detalhes.

Em suma, tudo é uma questão de administração. Tudo passa pelo gerenciamento e pelo autogerenciamento. Mas, pensemos nas pessoas responsáveis: essas têm que administrar os sentimentos, administrar a casa, administrar as finanças, administrar a saúde, administrar o humor, administrar o amor, administrar o temor, administrar horários, administrar o ritmo de vida. Enfim, urge administrar os recursos da Terra.

Já o marqueteiro é, por natureza, um administrador. E sua área de atuação é amplamente diversificada: marketing empresarial, cultural, ecológico, esportivo, institucional, político, social, interno (endomarketing), além de outras formas. Finalmente, quem mantém hoje uma pessoa jurídica praticamente de uma única pessoa, médico, dentista, advogado, tem que administrar vários aspectos, desde segurança a condições de trabalho. E o administrador público, então... Haja competência e honestidade!

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 13/01/2014
Código do texto: T4648093
Classificação de conteúdo: seguro