O CALOR, AS INTEMPÉRIES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Quarta-Feira, 8 de Janeiro de 2014

O CALOR, AS INTEMPÉRIES E SUAS CONSEQUÊNCIAS

As temperaturas climáticas no Brasil e no Rio de Janeiro, especialmente, estão alcançando níveis preocupantes e assustadores. Mesmo com os cientistas fazendo alertas à população mundial sobre o abuso que o ser humano tem praticado nesses últimos tempos, o que tem refletido no aumento da temperatura do planeta.

Infelizmente, quase ninguém presta atenção em alguns detalhes do nosso cotidiano. O uso acentuado dessa parafernália eletrônica que quase todos usam, é um dos motivos da alteração da temperatura da Terra. Também pode-se atribuir tal situação ao aumento extraordinário de veículos (automóveis) no cotidiano das pessoas.

As grandes capitais brasileiras, alcançaram níveis assustadores de carros em movimentações nelas. As ruas parecem não possuir condições de absorverem tantos veículos e os congestionamentos são frequentes e constantes. E até mesmo o uso de computadores e televisões nos lares e outros estabelecimentos comerciais, provocam um rigoroso aumento na temperatura das regiões onde o uso desses equipamentos são efetivos.

A poluição que se estabeleceu no mundo, com certeza, é a maior responsável pela alteração do clima no planeta. Se uma pessoa se propuser a visualizar o horizonte de um lugar alto e que possa alcançar o nível de fumaça preta que fica acima da linha dos prédios da cidade, constatará que vivemos dentro de um ambiente altamente tóxico. Mas que com o poder de absorção que o humano possui, já se acostumou a viver dentro dessa situação e, assim, resiste à ela sem nenhum problema. Pelo menos aparentemente, é claro.

Mas o assustador é saber que essa situação não terá volta. Ou seja: ninguém deixará de usar os equipamentos que usa para buscar retornar aos tempos em que o planeta possuía uma natureza limpa e tranquila. E os cientistas, com muita frequência, chamam a atenção de todos para a possível extinção do planeta Terra. Mas parece que ninguém acredita nisso ou, então, está se lixando para isso.

E um fato deve ficar na mente das pessoas de uma forma definida e definitiva: mesmo que a ciência alcance êxito em descobrir um novo planeta para que os humanos possam transferir-se para lá, a quantidade de gente que estará envolvida nesse processo não passa nem perto daquilo que muitos possam imaginar. Só será possível a transferência de poucas pessoas. O resto?, diz-se: Vai para o vinagre e/ou brejo. O que, ao final, vai dar no mesmo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 12/01/2014
Código do texto: T4646205
Classificação de conteúdo: seguro