DE QUEM SÃO OS BURACOS?
DE QUEM SÃO OS BURACOS?
Mariano
12/12/12
De ninguém. Verdade!... Esses buracos não têm dono. São buracos de ninguém. Poderiam ser da Avenida Tocantins, mas não são, pois estão em todas as ruas e em todos os bairros. Até o buraco negro que se situa no centro de nossa galáxia tem uma dona. Ele pertence à Via Láctea, e tem nome bonito: SAGITARIO A+. Está a 26 mil anos luz da terra e sua massa é estimada em 4 milhões de vezes a massa solar.
Os boateiros dão conta de um buraco negro também aqui em nossa terra de Santana, bem parecido com o da Estrada de Santiago, inclusive na magnitude, guardadas as devidas proporções.
Voltemos às cavidades do asfalto. Sai prefeito, entra prefeito, saem vereadores, entram vereadores e os buracos continuam ali, quebrando rodas, furando pneus e abastecendo a tulha de palavrões de motoristas irritados, contra ascendente do prefeito que nunca viu tais crateras e, se viu, não sabe sequer de quem é o dever de tapá-las.
Por falar em tapar buraco, parece que isso é algo muito bom. Volta e meia estou vendo estampado em alguma placa, alguma máquina ou algum caminhão: OPERAÇÃO TAPA BURACO. De primeiro, eu pensava que fosse alguma cirurgia correcional, por causa das muitas conversas que andei escutando sobre buracos indevidamente abertos, mas com o tempo vim, a saber, que tais operações se referem a buracos na pavimentação das vias públicas. Para aqueles outros não existem tapagens, nem cirurgias. Eles advêm da degenerescência dos costumes. Uma vez abertos, só o tempo, pela via do esquecimento, pode mitigar os seus efeitos maléficos.
Nos últimos dias, os provedores da boataria, inimigos declarados de qualquer administrador, aqueles para os quais a corrupção é inerente à administração pública, estão esparramando à boca pequena que existe por aqui um buraco negro que tal qual aquele do centro de nossa galáxia não pode ser visto, mas é perfeitamente perceptível em razão dos efeitos que ele irradia.
Vamos aguardar as conclusões de nossos cientistas de plantão nos botecos e nas calçadas relativamente à verdade sobre esse SAGITÁRIO A+ santanense que, segundo acreditam, engole tudo que dele se aproxima, inclusive a luz.