Inveja

Inveja...

Há pouquíssimos dias, na condição de terceiro observador, me deparei com um cenário típico de inveja. Durante horas, uma pessoa falava de outra, de maneira pejorativa. Cenário lastimável. Havia alguns intervalos de vinte ou trinta minutos, e logo o “assunto” retornava. Acontecia algo nos arredores, a pessoa retornava às frases da outra. O detalhe é que esta vítima da inveja é alguém de muito sucesso na sua vida e esse cenário escroto já se repetiu em outras ocasiões. Logo, vejo nitidamente que o foco é o êxito alheio. Ainda, certamente, esta vítima da inveja é completamente indiferente ao seu ultrajador. E aqui vem a parte mais triste: a superioridade de espírito é inabalável, o que deve “ferir” ainda mais o desgosto pelo bem alheio. É impressionante como o inconsciente se manifesta nessas horas. Viva a sua vida. Foque em você. Você é o mais importante para você. Invejar é muito mesquinho, muito baixo, infeliz, pobre. Invejar demonstra uma vida limitada a viver dos outros, ou melhor, uma vida limitada a se revoltar com o sucesso alheio. Invejar é auxiliar o outro a colher seus frutos e não se beneficiar nada com isso. O sucesso, seja silencioso ou ostensivo, agride!