A DESORDEM E OS DESMANDOS POLÍTICOS NO BRASIL.

A DESORDEM E OS DESMANDOS POLÍTICOS NO BRASIL.

“A prática da caridade sempre te ensejará as melhores lições. Fornecerá material para as tuas reflexões em torno das bênçãos que normalmente ignoras em tua vida. Possibilitar-se-á enxergar o que não vês nos privilégios que desfrutas. Abrandar-te-á o espírito de insatisfação, mostrando que em tua carência ainda existe excesso”. (Irmão José).

A desordem e os desmandos políticos tem sido constantes no governo atual da presidência da República dos Estados Unidos do Brasil. Parece até que não existe união, pois os interesses pessoais suplantam os individuais e os coletivos. Muito se tem propalado pela mídia que o governo brasileiro acabará com a miséria reinante em nosso torrão natal, mas sabemos que isso é impossível.

Cada um por si e Deus por todos é o lema político brasileiro. O bem traz paz e alegria, o mal é o viés portador de tristeza e angústia. Como vive triste e angustiado o povo brasileiro! Temos que por ordem na baderna, custe o que custar. Mudar o que está escrito no pavilhão nacional para “Progresso e Ordem”, pois todo progresso demanda desordem.

Essa desordem que nos referimos nada tem haver com a violência. Condenados pelo uso da violência, os grupos populares nas revoltas da Colônia tinham suas regras e rituais. Sinal de que nem tudo era permitido. De Colônia para País a violência perdura, no entanto, as regras não existem e os rituais são tão somente a brutalidade desmedida. Hoje nos parece que tudo é permitido, pois a punição é muito branda e quase inexistente.

Nem tudo é possível para todos. O que para mim é fácil, para o outro pode ser difícil ou impossível. O que para outro é fácil, para mim pode ser difícil ou impossível. Será que a violência reinante em nosso país é de difícil controle, ou não existem medidas para atenuar as barbáries?

Segundo nos ensina frei Anselmo Fracasso trabalhar, lutar, empenhar-se para ter os bens necessários para uma vida digna, para atender todas as necessidades da nossa vida, é dever de cada um. Quando alguma medida de governo rompe o equilíbrio social, as pessoas ganham rapidamente as ruas.

O estopim para os descontentamentos pode ser o aumento de impostos, o abuso de poder de autoridades, o aumento do preço de gêneros alimentícios, ou de primeira necessidade, entre outros. Os rebeldes tomam conta das praças, cercam o palácio do governador, da presidência e as Câmaras municipais.

A baderna se inicia e os Black bloc e a coisa se complica. Essa sinonímia deriva do inglês Black, negro; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferente de block (bloco sólido de matéria inerte) é o nome dado a uma tática de ação direta de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade que se reúnem, mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establisment e as forças da ordem.

Black block é basicamente uma estrutura efêmera, informal, não hierárquica e descentralizada. Unidos, seus integrantes adquirem força suficiente para confrontar a polícia, bem como atacar e destruir propriedades privadas. As roupas e máscaras pretas - que dão nome à tática e, por extensão, também aos grupos que dela se utilizam - visam garantir o anonimato dos indivíduos participantes, caracterizando-os, em conjunto, como um único e imenso bloco.

O Black blocs, à diferença de grupos anticapitalistas realizam ataques diretos à propriedade privada, como forma de chamar a atenção para sua oposição ao que consideram símbolos do capitalismo, às corporações multinacionais e aos governos que as apoiam.

Podemos citar como exemplo desse tipo de ação a destruição das fachadas de lojas, escritórios do MacDonald’s, da Starbucks, da Fidelity Investiments e outras instalações de grandes empresas fora do país. Aqui no território brasileiro eles agiram sem coordenação e sem planejamento, destruindo tudo que viam pela frente. Era uma patifaria só.

Nesse momento é comum a circulação de panfletos divulgando suas queixas ou difamando seus algozes. Jefferson Ramos Rodrigues afirma que eles registram as reivindicações por escrito e encaminham requerimentos às autoridades. Caso sejam atendidos, retornam para suas casas e a vida volta ao normal.

Caso seus pedidos não sejam atendidos, o protesto por mais alguns dias, ou meses, até que suas lideranças são reprimidas com castigos exemplares e repressão pelos órgãos de segurança pública. Esses movimentos podem contar com apoio de partidos políticos que organizam as operações e o “Modus Operandis” até conseguir o objetivo almejado.

A baderna na sua mais simples definição refere-se a grupo de rapazes folgazões, pândega, súcia, malta, conflitos e desordens. Os desmandos políticos não agradam a população, principalmente quando seus representantes se envolvem em atos que desabonam as suas condutas.

A corrupção é uma chaga que pouco a pouco vem corroendo a política brasileira. Atualmente muitos políticos estão envolvidos em corrupções ativas e passivas, formação de quadrilhas, lavagem de dinheiro, recebimento de propinas, licitações viciadas, desvios de verbas, e até tráfico de drogas.

Nesses últimos anos, o Brasil foi palco de muitas manifestações violentas contra ações do governo e do grande gasto na construção de arenas para a realização da Copa do Mundo, que será realizada aqui no Brasil no ano de 2014, e as Olimpíadas que será realizado no estado do Rio de Janeiro em 2016. Os mais entendidos afirmam que no Brasil não se pratica política e sim politicagem. A política é uma ciência e dever ser bastante séria na sua execução.

Na contação de política nos referimos à arte ou ciência de governar, a aplicação desta arte nos negócios internos e externos. Prática ou profissão de conduzir negócios políticos, sendo também o conjunto dos princípios ou opiniões políticas, além da astúcia, maquiavelismo, cerimônia, cortesia e urbanidade. Como os senhores podem denotar existe muita seriedade na política quando ela é praticada com lisura.

Já a politicagem que está em alta no Brasil os atos é de política ordinária, mesquinha e interesseira, súcia de maus políticos e politicalha. O social é o mais prejudicado. Educação, saúde e segurança são totalmente esquecidos nos governos onde a politicagem predomina.

Mensalão, propinoduto, e vários adjetivos imorais mostram a fragilidade do governo atual do Brasil. Seria um grande rio com vários afluentes, pois a corrupção está presente em todos os Estados que compõem a federação brasileira. Em todos os programas do governo a corrupção está presente, e se faz presente no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, bem como nos governos e nas prefeituras municipais.

A favelização mostra com todas as letras a miséria, a pobreza que existem no Brasil. A violência faz moradia com raras exceções nesse rol e nos cortiços que existem espalhados pelo nosso tão sofrido País. O que fazer? No dia em que os políticos esquecerem o proveito próprio e trabalharem para a sociedade a situação miserável pode ser atenuada. Será que o planejamento a chave de uma boa administração foi esquecido? Ser útil é servir. Servir não é agradar a todos, mas é fazer aos irmãos tudo o que agrada a Deus.

Será que o Pai Maior está satisfeito com a qualidade do governo brasileiro? Só Ele sabe. Faceia-se algum insucesso em tua vida, admite o fracasso e recomeça. Não te demores na lamentação e não inventaries em excesso os teus prejuízos. Queremos e almejamos um Brasil mais humano onde a população, principalmente a mais carente possa viver com mais qualidade e mais conforto. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 08/01/2014
Código do texto: T4641781
Classificação de conteúdo: seguro