Mate com água suja: “ninguém morreu até hoje”

O verão chegou e a cidade do Rio de Janeiro já enfrenta temperaturas que ultrapassam os 40 graus. 40 que mais parecem 50 graus. Assim, para se refrescar, como não trabalham, os cariocas correm diariamente para as praias. Por lá, as atrações são muitas, desde ver alguma mulher-fruta pagando peitinho a participar de um arrastão. Mas e quando a sede aperta? Nada como um bom mate gelado.

Assim como a água de coco, o mate já é a bebida tradicional das praias cariocas. Armazenado em barris de metal, havia dúvidas quanto à higiene, a venda quase foi proibida, o que gerou grande polêmica. Porém, com medo de perder muitos votos, o “prefeito” Eduardo Paes voltou atrás, desistiu da medida e até posou para as câmeras com os aparatos típicos dos vendedores de mate. Só não teve coragem de experimentar.

Quase um ano depois, o assunto volta à tona. Fotos de vendedores utilizando água de mangueira para encher os barris com mate invadiram as redes sociais. Clemilton, vendedor do produto há dez anos, se defende.

- O Chaves faz refresco com água da chuva e ninguém fala nada.

Railanderson, também empreendedor da área alimentícia, completa.

- O Yakult tem lactobacilos vivos. O nosso mate tem bactérias vivas!

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota dizendo que o consumo de mate feito com água suja não mata nem engorda, pode até emagrecer, visto que diarreias podem acontecer. Além disso, comentou que os micro-organismos presentes nos famosos “podrões”, por serem bem mais resistentes, podem combater os presentes na bebida.