Clichês de fim de ano

Galera dessa Faces & Bocas, é mesmo um clichê inevitável esse day after de fim de ano. Você aí, que não larga esse smartphone, nem quando vai pensar, já parou para contar quantas vezes hoje (eu disse hoje, 07 de janeiro de 2014!), alguém te abordou, perguntando como foi o seu Natal e o seu réveillon?! Na verdade, meu amigo, são uns desmedidos curiosos querendo saber de coisas que nós ainda nem avaliamos; não deu tempo de cair a ficha...

É evidente que, enquanto o seu Natal tinha mais veludo, cheiro de naftalina e densidade demográfica aferida pela turma da melhor idade, o seu Ano Novo, até mesmo por uma simples evidência pleonástica, foi... novo! Você, “dragão tatuado no braço, calção, corpo aberto no espaço”, na praia, à beira da piscina, na laje do cunhado... não importa; lavou a alma!

Mas os diálogos, meu amigo, esses passam ao largo da objetividade - são os mais evasivos possíveis. O cara vai te perguntando tudo ao mesmo tempo:

-E aí, Natal foi bom, né! como foi com a família, réveillon viajou? Tá com cara de que tomou todas... mentira, você emagreceu, foi!... foi animado?! E o Pablo, meu bebê, meu bebê...?!

Antes que você “pegue um ar”:

– Passamos em Gramado. Tá tudo no Face, um cinco estrelas que pegamos no grupon, quarenta mil milhas aí, pechincha pura!

Ato reflexo, você reavalia agora aquela sua cena pulando sete ondinhas na beira do mar e depois derramando toda a garrafa de Chandon confiscada da festa de pulseirinha sobre o dorso frêmito de Dona Janaína; você e seu Love, em um “relacionamento sério”.

Mais uma vez, você “pega um ar” e tenta responder: “ah, no meu fim de ano, eu...”

Vocês estão no restaurante a quilo, na esquina do seu trabalho, a fila anda e, enquanto você está no vinagrete com tomates secos, o cara já driblou o frango a passarinho e passou batido pela comida baiana... olha, lá, já está sentado à mesa.

Você agora percebe outro cara que vinha logo atrás, e imagina que o seu olhar não é apenas indicador de fome, não; ele também quer saber, mas você já sacou qual é de mesmo:

- Olha, cara, vou logo lhe adiantando; no meu fim de ano...

Masé Quadros
Enviado por Masé Quadros em 08/01/2014
Código do texto: T4640846
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.