WALTER CENEVIVA: QUE SAUDADE...
 
Lendo o jornal o “ADVOGADO” ,recém editado,li e reli a entrevista do jornalista,jurista e escritor, WALTER CENEVIVA e aí parei...
Vejo sua foto,ao lado da matéria,sempre de cabelos brancos como o algodão dos campos bem cultivados e o olhar sereno de ilustre pessoa que conheci quando entrei na Fundação “Cásper Líbero”,onde ele já trabalhava na RADIO GAZETA, e,eu começava a trajetória do jornalismo-ainda estudante- que nunca mais abandonei...O mesmo ocorreu com WALTER CENEVIVA, que na década de sessenta fazia locução na chamada então “emissora de elite”,quando não tinha grande audiência,mas tinha um público fiel e exigente para ouvir musicas clássicas e até óperas. Por obvio, a freqüência nessa emissora não era de uma rádio Bandeirantes ou coisa que o valha, mas tinha sua dignidade própria...Ouvintes fiéis...Hoje deve estar tudo mudado,certamente.O popular tomou conta da mídia e atualmente não dá para se ouvir rádio. Até as FMs que não tinham propaganda hoje tem e como soe acontecer,virou tudo uma “casa de Noca”...Nem TV dá para se ver,senão aquelas pagas,com planos caros e coisas importadas,como sempre!!!
Absorvo o que diz na entrevista e vejo que aos oitenta anos aproximadamente ainda tem a lucidez das décadas passadas...hoje,bem mais conhecido no mundo jurídico que no jornalismo,embora escreveu até há pouco na FOLHA DE S.PAULO, assinando uma coluna...Escreveu várias obras,entre elas sobre a funcionalidade de Cartórios em geral,tanto de imóveis como a de títulos e documentos.Essa obra nunca deve faltar na prateleira de um bom advogado... Tem um nome respeitável no mundo jurídico e acho que continua no mesmo escritório de advocacia no prédio da praça João Mendes,onde às vezes,encontrava-me,mais tarde,anos após, com o amigo e colega,ao estagiar no Centro Acadêmico XI de Agosto, onde estagiei algum tempo...Depois não mais vi essa figura excepcional de pessoa e de caráter,com profundo conhecimento jurídico e do idioma inglês, ao que parece- se não me engano- chegou a fazer estágio na BBC de Londres...
Como eu,sempre ao que deduzo foi fiel a zona norte de Sampa,eis que uma vez,na avenida Tiradentes,há muitos anos,emparelhei com o amigo e colega e lhe dei um “olá...há quanto tempo a gente não se fala...”. Com um sorriso amável,carregado de um bigode branco disse “sim” e cada um seguiu seu destino...
A vida é feita de momentos. Especialmente os agradáveis.
Se não me falha a memória também era WALTER CENEVIVA ligado a empresas de notícias internacionais,não me recordando se ASSOCIATED PRESS ou UNITED PRESS, e quando Hailê Sallassiê,presidente da Etiópia,visitava o Brasil, foi WALTER quem em primeira mão informou o primeiro homem(“rei e soberano”) da Etiópia que em seu país haviam dado um golpe de Estado e que não era mais o presidente...Hailê não se incomodou,nem se perturbou...deixou o Brasil,rapidamente,e sufocou os rebeldes insurretos...da guarda presidencial.O presidente da Etiópia era um homem baixinho,(1,62 de altura),sem expressão aparente,mas era “um leão” em terras africanas e conseguiu abortar o golpe de Estado contra seu governo. Tinha vários leões soltos no palácio em Adis-Abeba e os que morriam,Hailê os empalhava...Era considerado o “leão da África”,negociando com norte-americanos,europeus e a União Soviética. Morreu misteriosamente em 1975.
Hailê Sallasiê era um gentil tirano,para eliminar seus adversários não os matava,mas enviava num lugar da Etiópia,onde morriam por conta própria,de malária...
A comunicação na época era precária ainda no mundo- não havia satélites de comunicação,embora os soviéticos já tinham enviado a cachorra “Laika” para o espaço...não havia internet...a telefonia era precária...mas os teletipos importados de agências internacionais funcionam maravilhosamente...Foi o que aconteceu!!!