SOU DAS GERAIS.....
.....das minas de ouro e prata, das montanhas do mais belo verde, irmão de um povo hospitaleiro, sincero, manso e que é humilde quando a humildade se faz necessária mas que é guerreiro quando é preciso que os grandes e melhores guerreiros venham , dominem, ensinem, comandem .
Sou da terra onde se cria gado, se planta café e outras plantas, onde o sol nasce morno e esquenta na medida certa, onde os rios doces dão peixes para boa mesa e onde a viola, os violeiros e a moda de viola não morreram .
Sou da terra que tem ouro preto, um belo horizonte, onde na ponte passam quatro, os poços são de caldas , onde nasceram mártires, presidentes e grandes heróis .
Sou de onde se faz o melhor doce de leite, o maior pão de queijo e onde o queijo é de verdade e puro . Sou de onde, tenho certeza, se inventou o romeu e julieta e onde o doce de mamão dá água na boca só de pensar .
Sou da terra onde os rios são mansos, onde se faz fogueira para animar os causos contados e que são um pouquinho só aumentados e onde não se conversa, se proseia .
Sou de onde se faz história, se manda na moda e de onde o jeito de falar é típico, é único, é lindo e que quem ouve não esquece jamais .
Sou de onde distância não tem tamanho, a pressa é uma coisa que a gente costuma esquecer e quem sai de lá é que sabe o que significa a saudade .
Sou da terra onde o trem é “bão” e de onde “sô” e o “uai” são coisas que só mineiro entende .
Sou de onde a gente vê o mar de longe só que do alto das nossas lindas montanhas . A vantagem é que com as nossas montanhas nosso ar é muito mais puro .
Sou da terra onde se pode falar “tiquim de café”, “cafezim com rapadura” e se os outros não entendem, não tem nenhuma importância . A gente oferece um licorzinho e dá um abraço mineiro bem apertado .
Sou da terra onde tem muito prédio alto, muito carro novo e uma imensidão de novas estradas , mas a gente nunca deixa de gostar de uma casinha pequena, com um jardinzinho na frente, uma árvore no quintal, cachorro latindo e , dando um pouquinho de sorte e um pouquinho de paciência, ainda poder se ver e ouvir os carros de boi .
Sou das Gerais, das minhas Minas Gerais e foi quando saí de lá que aprendi e entendi o que é sentir saudade .
Estive em várias lugares, conheci outros de passagem mas meu coração mineiro continuará sempre mineiro .
Não que esteja sendo injusto e mal agradecido aos que me receberam em lugares diferentes mas, quando falo das Gerais a emoção bate forte, o coração dispara e algumas lágrimas teimam em tomar conta do meu olhar .
Ser mineiro, entre muitas e muitas outras coisas é isso . E os que me conhecem sabem que sempre vou preferir ser um cidadão mineiro que ser um cidadão do mundo .
Aliás, falando bem sério, conhecendo Minas, sendo de Minas, tendo estado em Minas, tendo profundas raízes fincadas no solo mineiro, sinceramente, que outro lugar me faria mais feliz ?
*********
.....satisfazendo uma curiosidade.....
(.....imagem google.....)