Presente de Natal Esquisito

Como sempre no Natal, aqui na Lapônia, na casa do Papai Noel existe uma grande movimentação. Os doendes trabalharam dobrados para atenderem tantos pedidos.

No setor de cartas Papai Noel no meio de tantas selecionou uma que o chocou e, portanto, resolveu atendê-la, mesmo sendo algo totalmente absurdo.

A carta dizia; " Papai Noel, o que eu mais quero neste Natal é ganhar a "arma de fogo" mais poderosa da terra. Esqueça o presente de todo mundo, menos o meu, vou usá-la com muito prazer!.

Depois de distribuir milhões de presentes, o velho Noel partiu para esta missão, no mínimo intrigante. Ele conseguiu a tal arma e a levou para esta criança, mesmo indo de encontro a todos os seus princípios, cercado de muitos cuidados.

Era uma casa muito pobre, desprovida de higiene e luxo. Na cama havia uma mulher magra, nova, com fisionomia de velha, adormecida como sem vontade de acordar. Ao lado existiam quatro crianças, mal vestidas, mal cuidadas mas, nenhuma delas era a que havia escrito a carta. Na realidade ele verificou e estas pobres criaturas sequer fizeram cartas pedindo um presente de Natal.

_ Cadê ela, falou baixinho Papai Noel. Dai percebeu a porta da cozinha aberta, ele foi até ela e, pela fresta, viu um menino dormindo sentado na cadeira e a cara pressionada na mesa, como que vencido pelo cansaço da espera do presente.

Papai Noel, bem devagar, colocou o presente perto da cadeira, era uma arma de última geração, com grande poder de destruição. Curioso, ficou bem escondido aguardando a reação da criança. Com pouco tempo o garoto acordou como que de um susto, procurou e, lá estava o tão esperado presente.

Ele não demonstrou reação, foi até uma caixa de madeira, pegou uma marreta de ferro, empunhou a arma e foi até o quintal. Colocou seu presente em cima de uma pedra dai, destruiu-a com toda vontade e força, que uma criança poderia dispensar. Papai Noel ficou atento.

Depois, olhando para o feito a criança falou com um ar de alívio e, lágrimas nos olhos:

_ Pronto! muitas crianças poderão agora ter a certeza que estarão juntas com seus pais no Natal!

Papai Noel abriu um sorriso de alívio e agradeceu a Deus dizendo:

_ Meu senhor, mais uma criança entendeu o "verdadeiro espírito de Natal".

Texto de José Rogério Brito Ribeiro, escrito em 24 de dezembro de 2001