1 - LIVRINHOS POR R$ 1,00
A Igreja patrocinava vários cursos e oficinas, quem podia pagava alguma coisa eram voltados aos adultos e crianças. Fizemos eu e a Tânia quase todos, música, marchetaria, pintura em tecidos, patchwork e diversos teares. As crianças aprendiam canto e trabalhos com biscuit.
Um dia em 2010 propus um curso para crianças de 11 e 12 anos, elas escreveriam pequenas histórias, alguém corrigiria a ortografia e gramática, daríamos a cartolina e impressão. Seriam edições limitadas de 5 exemplares, que seriam vendidos por R$ 1,00, cada um, o dinheiro seria dos pequenos autores, todos com dobras e páginas com movimentos associados as anteriores ou posteriores. Iríamos aprender a pensar juntos a dinâmica. O resultado, provavelmente seria o gosto pela escrita. Na ocasião eu nem sabia que gostaria tanto de escrever.
O Pastor não quis, acumulado com outras contrariedades, então segui o meu destino e a proposta ficou na prateleira. Talvez logo ali na frente encontre um outro espaço comunitário onde possa por em prática a ideia.
Igrejas não, mas pastores sim, cooptam as ovelhas através do embretamento da mente, todos devem pensar cor de cinza, olhar na mesma direção, ouvir as mesmas coisas, provavelmente ele tenha pensado que o escrever livre tornasse as crianças ovelhas rebeldes e as historinhas oferecessem o contraponto à interpretação unilateral dos escritos divinos.
Livrinhos por R$ 1,00, um dia quem sabe!