1 - CEIAS SOLITÁRIAS

As oportunidades são diferentes mesmo que as pessoas compartilhem espaços e momentos comuns, tudo depende do espírito de quem vive cada momento, assim foi numa das passagens de ano, quando servia no 9º BPM. Estudos milimétricos fizeram com que a escala me alcançasse e lá estava eu, cumprindo uma jornada como supervisor, 24 intermináveis horas de serviço, entrara as oito horas do dia 31 de dezembro e somente sairia nas mesmas oito horas do dia seguinte. Embora fossemos 1.200 almas, ao longo do dia as escalas foram murchando, até entrarem pouco mais de 40 patrulheiro de 41, para quem não sabe 41 correspondia aos quarto e primeiro turnos, começava as 18:30 horas e ia até as 06:30 horas do dia seguinte. Não seria fácil, primeiro por estarmos longe de nossas famílias e segundo pela quantidade de ocorrências que choveriam depois da duas da manhã. Lá pelas 23:00 horas sai para cumprir o ritual de fiscalização, com a planilha na mão, fui de posto em posto - região onde havia um patrulheiro desembarcado, no caso eram substituídos as 23:30 horas, quase todos os posto em residências de cônsul ou autoridades do executivo. Na ronda Conversa com um, conversa com outro, até que cheguei na residência do cônsul dos Estados Unidos da América, lá estava um soldado já quarentão, não lembro mais quem era, trocamos algumas palavras e ele disse que sentia saudades do Comandante João Danesi, mesmo tendo passados mais de 10 anos lembrava que nas datas festivas depois da ceia com seus familiares ele percorria posto por posto oferecendo parte da ceia a cada patrulheiro. Trocamos cumprimentos e parti para outro posto. A noite foi infernal acidentes de trânsito, brigas e mutilados pelos fogos de artifício, as 10 viaturas não paravam um segundo, enquanto nos desdobrávamos certamente os outros 1.160 integrantes do batalhão podiam estar com seus familiares.

Foram gestos como o do Comandante Danesi, que ajudaram a desmistificar a rigidez militar. Talvez nem haja mais Danesis por ai, pior ainda, nem patrulheiros solitários.

Do Livro: A força de cada um

2013 - 2014

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 31/12/2013
Reeditado em 14/01/2014
Código do texto: T4631399
Classificação de conteúdo: seguro