VOLTA LOGO, GUERREIRO!

Há vários tipos de violência neste mundo. Muitos seres humanos são violentos, e não percebem. Há quem seja violento de forma condenada pela sociedade. Há quem seja violento de forma aplaudida. Há violentos bregas: aqueles que matam, que agridem mulheres, que brigam nas ruas, que agridem idosos, que violentam crianças. Há violentos sofisticados: aqueles que recebem muito dinheiro para darem muitos socos nos rivais; aqueles que roubam o dinheiro público. Muitos dizem: “Rouba, mas faz”. Existem as violências repudiadas. Existem as violências legitimadas.

Eu pergunto: o que acontece no famoso UFC é violência? Para muitos, não. Viver de socos não é violência. Ah! Muitos chamam isso de esporte! Ainda há muita gente aplaudindo essa prática esportiva. Muitos justificam: “Fulano é um bom ser humano, melhor do que você que apenas fala bonito”. Dizem: “Fulano tem um coração bom”. Acho que vou, então, começar a praticar a arte de dar socos; eu serei um ótimo ser humano fazendo isso. Ah! Eu preciso dar socos com sofisticação, com elegância, ainda que eu me quebre todo e que eu quebre os meus rivais; ainda que eu deixe o outro paralítico e que eu fique também paralisado. Isso é esporte, e dos bons!

Outra coisa interessante: esse tipo de esporte é fonte de muito dinheiro e adoração. Há quem saia do seu país para assistir a uma luta dessas. Gostam do famoso UFC. Muitos, através de um lutador, manifestam o desejo inconsciente de serem violentos, mas não podem exteriorizar.

Ainda bem que existe a psicanálise para fundamentar o que eu digo. Explico: muitas pessoas desejam exteriorizar a própria violência, mas a lei não permite. Quando há um lutador de boxe, de UFC, esses violentos reprimidos idolatram quem é autorizado a praticar a violência. Mas, será que estou interpretando bem um dos pontos destacados pela psicanálise?

Lamento muito, mas é a verdade! Agredir o rosto do outro com socos não é violência? Alguém tem a ousadia de dizer que não? É claro que qualquer pessoa pode discordar de mim, dizer que estou errado, que estou louco, eu que falo sobre tudo e de nada entendo. Mas, a esse respeito, será que estou mesmo errado? Eu sou falho; erro, sim. Mas, será que estou errado no tocante a esse assunto?

Engraçado: quem é campeão nesse tipo de esporte recebe muita admiração da nossa amável sociedade.

Em um país em que esse tipo de esporte é valorizado, a educação e muitos seres humanos só podem ser péssimos.

Seres humanos?

FORÇA, GUERREEIRO! Quem não disse isso nestas últimas 30 horas? Quem não está torcendo pela volta do guerreiro? Quem não está torcendo pela volta do herói? Ser violento é ser herói? Nesta sociedade, sim!

Ah! Muitos, por incapacidade de ser irônicos, poderão dizer que estou sendo contraditório: que critico e elogio ao mesmo tempo. Será que posso ser irônico numa sociedade que supervaloriza a prática de dar socos? Numa sociedade que entende muito pouco de ironia?

Contudo, de acordo com uma figura de linguagem, eu ainda posso gritar:

VOLTA LOGO, GUERREIRO! VOLTA LOGO, HERÓI BRASILEIRO! TU ÉS CAMPEÃO!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 30/12/2013
Reeditado em 30/12/2013
Código do texto: T4630405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.