As palavras custam caro, o silêncio é grátis

Na falta de não ter o que dizer, melhor mesmo é fazer silêncio! Silêncio incomoda, mas também tranquiliza. Silêncio impacienta, como também pode trazer a paz da ausência de palavras que não se querem ditas.

Na falta de não ter o que dizer, não diga, pronto, é tão fácil, poupe-se de dizer o que não terá sentido ou de não ser aquilo que se deseja ouvir naquele exato momento. Ensaie uma sede, beba um pouco de água, lubrifique a garganta e pense nas plantas que mesmo na seca resistem e dão bons frutos, mesmo que seja caju e o ranso se instale ao final de tudo.

Na falta de não ter o que dizer, melhor mesmo é se fazer de desentendido. Morda os lábios, faça de conta que não ouviu, faça de conta que não escutou, faça de conta que está contando as partículas de vento que entrou no ouvido direito e saiu pelo esquerdo sem deixar certeza de nada. Faça de conta que não é contigo e contido no seu lugar, não queira se comprometer, nem meter o bedelho onde não é bem vindo.

Na falta de não ter o que dizer, cale-se. Não seja obrigado a opinar ou responder o que não deve ou não sabe. Reconheça-se imune. Recolha-se em si e deixe que o tempo diga, responda, faça-se resposta ou eco ao que foi dito. Não berre meia dúzia de palavras sem conexão cheias de achismos e impregnadas de segundas intenções.

Na falta de não ter o que dizer, não diga, ignore o que foi dito, dê as costas ou fique parado sem qualquer movimentação. Nesse momento, a respiração incomoda, a presença é nostálgica, a insistência causa pânico e o cenário de ojeriza, nostalgia e horror é instalado e nada do que venha ser dito fará qualquer diferença.

Na falta de não ter o que dizer, deixe que o tempo passado traga as respostas, amenize a situação. Faça gestos que provem o contrário e diga de um outra forma, sem palavras, com gestos o que deveria ter sido dito no momento, mas que foi contido porque o momento não merecia resposta nenhuma.

Na falta de não ter o que dizer, melhor mesmo é ficar calado. O reconhecimento de que não sabe, ou melhor mesmo é não dizer nada, faz com que você seja justo contigo, não seja injusto com o outro, além de proporcionar bons sonhos a ambos. As palavras custam caro, o silêncio é grátis. As palavras são por deveras ardilosas, o silêncio gratidão.