Um Texto Sobre Saudade

Segundo o dicionário Aurélio: saudade é lembrança melancólica, ao mesmo tempo, suave, de pessoa(s), coisa(s) distante(s). Não somente isso, saudade é um monte de coisa numa coisa só.

Saudade é tipo aquela visita chata que nunca vai embora, que te obriga a ficar lá fazendo sala, é ter na lembrança que a ausência estará presente preenchendo o lugar de alguém.

Sentir saudade é morrer um pouquinho todo dia lembrando de quem já se foi, de quem não voltou, saudade é castigo para quem ama, vazio para quem sempre quer transbordar. É sentimento que perdoa, enobrece e enaltece, são esquecidos os defeitos, as qualidades, FINALMENTE, são vistas e apontadas, saudade é teatro de emoções, canonização alheia, saudade é a morte de quem continua vivo.

Mas existe saudade boa, aquela que te faz lembrar com carinho dos amigos da escola, do pessoal do antigo trabalho, até do seu vizinho chato; é a prova de que nós não sabemos aproveitar o agora, porque sempre estamos preocupados com o futuro e ocupados sendo saudosistas. Se o mal do século é a solidão, o da memória é a saudade.

E eu sinto em mim uma saudade tão grande, que chega a me cegar a alma, saudade de quem um dia eu fui, saudade de quem eu nunca serei e me vejo triste pelas coisas que aconteceram e ainda mais triste pelas coisas que se recusam a acontecer.