POR QUE ODEIO PAPAI NOEL?

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2013/12/por-que-odeio-o-papai-noel.html

Porque transformaram uma noite linda, mágica em meramente mais uma data comercial e deixaram de informar às crianças que se comportaram bem e esperam a sua chegada trazendo presentes, mantendo meias penduradas em árvores de natal e acordadas sempre até depois da meia noite só para esperá-lo, Noel. Também trocaram o verdadeiro sentido do Natal Alias, Papai Noel, por que você só chega depois da meia noite? Será que é para que as crianças que ansiosamente o aguardam não o verem entrando pelas portas de minúsculos apartamentos e que as construtoras estão tendo o cuidado de diminuí-los mais ainda? Será que é por isso? Será que você sente vergonha por não entrar pelas chaminés? Talvez seja por isso!

Também eu o odeio porque esqueceram que o Espírito de Natal é simbólico, mas serve para que todos se amem mais, se abracem mais, se gostem mais, se cumprimentem mais. Ufa! Temos pelo menos um dia durante o ano todo para fazer isso, quando todos os dias do ano poderiam ser iguais? Por que só um dia para isso, Papai Noel? Eu não o odeio Papai Noel porque o senhor nunca frequentou minha casa ou porque nunca me deixou presente, embora, eu me comportasse bem, tirasse boas notas na Escola...! Só quem me deu um primeiro presente foi dona Zizi, minha avó por adoção – um cavalinho que trouxe da Bahia - porque todo dia olhava meus cadernos, conferia as tarefas e via que o incentivo que me dava para que eu estudasse e tirasse boas notas, estava dando certo! Não o odeio também em razão do dia em que nosso pai Paulo Costa ter se vestido com sua roupa e chegado em cima de uma pickup nos visitar... e entregar presentes. Nesse dia, eu recebi o meu também, mas descobri e acabou o encanto, a magia e passei a entender que o Papai Noel é só o pai disfarçado de você! Ou seria ao contrário?

Eu o odeio Papai Noel porque você nunca visita casas pobres cobertas com lonas, nas periferias...Eu o odeio porque você é seletivo demais nas suas escolhas, não entra mais pelas chaminés como fazia no passado e talvez não saiba que o verdadeiro espírito de natal está morrendo, porque a tecnologia está matando essa sua data! Odeio também porque mesmo crianças pobres, inteligentes, com boas notas na escola e que passaram o ano todo se comportando bem, tomando a benção de pai e mãe, rezando para Deus, esperando receber sua visita nas noites de natal, também se decepcionam com sua ausência! Muitas vezes, Papai Noel, essas crianças inteligentes que não recebem seu afeto, carinho, respeito e atenção, muito menos presentes, muitas vezes são multiplicadoras da magia encantadora do Natal, mas essas crianças pobres, Papai Noel, também precisam de comida na mesa para ser mais felizes! Ah, eu o entendo Papai Noel: você tem que viajar muito, tem muitas crianças ricas para entregar presentes e que você precisa atender; muitos compromissos para cumprir...mas Papai Noel, se você me der um único presente nesse Natal, prometo deixar de odiá-lo e passarei a amá-lo.

Não sabe o que vou pedir? Só quero não ver mais crianças se matando nas ruas, cheirando cola, fumando crack, sendo exploradas e violentadas sexualmente dentro de seus lares, não respeitando pai e mãe. Quero ver todas frequentando creches e escolas regulares com uma educação de qualidade, morando em casas dignas, com esgotos, água encanada, isso já seria um bom começo para nos entendermos. Mas ainda não é esse o presente que lhe quero pedir e me fará não mais o odiar, meu Papai Noel, mas que também é de todos. O único presente que peço, Papai Noel, é que os administradores públicos parem de desviar verbas públicas, que aumente o valor da aposentaria do INSS...mas sei que esse presente será impossível eu receber! Por isso, continuarei odiando você, Papai Noel!

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 23/12/2013
Reeditado em 25/12/2013
Código do texto: T4623195
Classificação de conteúdo: seguro