Democracia em Portugal...?

1-Ao ouvir um protesto na Assembleia da República (protesto de gente desesperada por uma crise causada pela incompetência dos nossos políticos e das asneiras dos sector financeiro) a presidente da Assembleia – reformada aos 42 anos devido à força do seu lobby profissional enquanto que o resto da população só se reforma bem acima dos 60 anos – a presidente chamou “carrascos” aos manifestantes…

2- Depois de ter tentado obter respostas a várias questões por parte de uma série de organismos públicos (que não lha deram, violando assim uma lei que determina que devem responder aos cidadãos que os interpelem) um cidadão interrompeu em duas alturas distintas o primeiro-ministro enquanto este discursava na Assembleia. Esse cidadão vai ser agora levado a tribunal acusado de desrespeito para com os poderes políticos entre outras coisas, tudo isto enquanto políticos que nada eram antes de irem para o governo depois de saírem deste tornaram-se homens bastante ricos, isto ao longo dos últimos 30 anos…

E há mais casos, bastantes mais casos que não são do foro criminal porque os envolvidos possuem fortes ligações com o sector político, judicial, empresarial e financeiro…

Mas no entanto, quando um cidadão comum, anónimo procura fazer ouvir a sua voz rapidamente é silenciado…

O processo é velho e conhecido: quando as democracias se escudam na lei para intimidar, calar, os cidadãos estão a um pequeno passo de deixarem de serem isso, democracias...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 23/12/2013
Reeditado em 23/12/2013
Código do texto: T4622532
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.