Chicória - Um Ser Notável
Em minhas andanças e mudanças, conheci uma pessoa muito especial: um homem-menino ou menino-homem. Com quarenta e quatro anos de idade, aparenta fisicamente vinte e oito ou trinta. Magro, estatura média, moreno claro - quase branco, quase bonito e com muita história para contar.
Francisco, nome de batismo, ficou apelidado de Chicória, em razão de trabalhar, entre outras coisas, numa horta.
Extremamente trabalhador, o conheci por tê-lo como vizinho de sítio e que nos poucos momentos de descanso, entre um trabalho e outro, fez alguns extras pra mim.
Sendo uma espécie de caseiro do sítio de sua tia, que o criou, motivada pela ausência de seus pais biológicos,e muito facilmente assume o papel da autoridade, em qualquer trabalho que enfrenta.
Tinha como marco, a insolente bebida, que o tornava mais alegre, conversador e muito chato. Porém não encrencava com ninguém. Tudo alegria, não fosse a música bem alta( andava com uma caixa de som enorme) e que só parava de beber dois ou três dias após começar. Depois do prejuízo, o trabalho dobrava, porque não gosta de ficar sem dinheiro. E curtir com seus gatinhos.
Talvez por ordem da genética ou do destino, tem orientação sexual não muito aceitada pela sociedade - padece de alguns preconceitos velados. Embora, em conformidade com sua postura ( mesmo sujeito à promiscuidade - pela quantidade de "amores" - na sua rotina sexual), possui um caráter fora de série e é respeitado por todos. Nunca ouvi da boca, inclusive dos envolvidos no movimento amoroso de Chicória, alguma chacota ou algo que o diminuísse diante da comunidade em que está inserido.
Adoeceu gravemente, todos os que por ele sentem afetos,por medo de possível perda, dispensaram-lhe muitas orações.
Com a bênção Divina, Chicória retorna ao nosso convívio, para alegrar nossas vidas. Agora não bebe mais. E ainda assim é uma pessoa super notável.