Baobás

Galera dessa Faces & Bocas, tem dias em que a gente se sente meio estranho, não é mesmo? Pois, então, hoje acordei me sentido um Baobá, perdão, um enorme Baobá, daqueles das savanas africanas.

Logo cedo, fui ao supermercado e a moça do caixa me olhou de uma forma diferente - acho que ela me reparou, coincidentemente, como quem repara um Baobá... um enorme Baobá, - eu notei o seu ar de estranheza, mas com toda aquela pressa que eu estava, não pude parar ali e perguntar por que ela estaria me olhando com aquela cara de quem vê um baobá pela primeira vez; por acaso a senhorita nunca encarou um baobá - eu lhe perguntaria se não estivesse morrendo de pressa, se não tivesse estacionado em uma fila dupla lá fora e... Pra falar a verdade, no fundo, no fundo, independentemente da minha pressa, eu realmente nada falaria; provavelmente eu estivesse mesmo me portando como um Baobá... um enorme Baobá.

Quando saí, já encontrei um agente de trânsito sapecando uma multa no meu carro; me viu e foi logo pedindo documentação, minha e do veículo; estão aqui, - retirei do porta - luvas e, quando fui lhe entregar, ele parou, recolheu inicialmente a cédula de identidade com aquela fotografia 3X4 ainda em preto e branco, aliás, quase incolor, e falou mas o senhor... - Pronto, pensei, estou lascado, realmente, estou com aparência de Baobá; o cara também me vê como um Baobá, vai dizer o senhor não está se sentindo um Baobá?!... - cadê o IPVA, o senhor está com ele em dia?

Por essa eu não esperava, IPVA!... Aquela pergunta me deixou estático, não pago o IPVA do meu carro há quatro anos .

- O senhor ainda não me respondeu; o IPVA está em dia? - insistiu, - ei... que cara é essa, o senhor... o senhor está passando bem?!

Despertei horas depois no leito de um hospital aqui próximo com duas enfermeiras conversando ao lado da minha cama enquanto conferiam a minha pressão:

- Está normal. Amiga, hoje à noite vai passar um Globo Repórter Especial sobre o Serengeti; você precisa ver os Baobás!

- Sim, mas o nosso amiguinho, aqui, está com uma cara meio esquisita, não acha?!

Masé Quadros
Enviado por Masé Quadros em 21/12/2013
Reeditado em 21/12/2013
Código do texto: T4619942
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.