Bola de Natal

Aquela bola natalina...

E o reflexo da bola, agora, são todas lembranças...

Dezembro chegou.

Dezembro chegava trazendo os cheiros de Natal. Eram vários.

Estranhamente o primeiro que se percebia era o odor do detefon. Sim este mesmo. Levava-se para o quintal caixas e mais caixas onde haviam passado o ano inteiro, como que sementes guardadas para em dezembro germinarem, peças do presépio, enfeites da árvore, festões, guirlandas. E ali na área externa a missão era exterminar baratas e traças que acharam, nestas preciosidades, ninho.

O pinheiro já havia sido cortado – a consciência ambiental ainda dormia – e fincado em vasilhame – lata ou vaso – era levado para a sala para receber os enfeites.

Armava-se o presépio.

Todas as manhãs daqueles verões a porta do ambiente era aberta – a sala de visita tornava-se, pela presença da “árvore-de-natal” e seu perfume, um lugar mágico. A resina de pinheiro recendia por todo ambiente.

A ansiedade pela espera do Natal era alimentada. Se de manhã a expectativa da abertura da porta da sala era festa de vésperas o cair da noite ali era de completa contemplação.

O olhar diário movia os reis magos até ao berçário da estrebaria. O imaginário fazia todos aqueles animais de barro emitirem seus sons próprios, supostos. Anjos cantavam.

As bolas natalinas eram admiradas e contadas. Conferiam-se seus brilhos, suas cores, suas quantidades.

A neve – ah, a neve era quente! – brancas chusmas de algodão espalhadas pelos galhos.

Vermelhas, maravilhas, azuis, prateadas, verdes – sortidas bolas em cores e tamanhos.

Mas...

Aquela bola natalina era especial: a maior de todas e estranhamente roxa. Era a que mais sortia efeito. Era inebriante.

Aquela bola natalina é sempre lembrada.

Aquela bola natalina tornou-se o depositório de toda memória de natais. Dezembro chega com toda antevisão daquela bola roxa.

E o roxo era e é a metáfora de toda transmutação que se iria sofrer – do menino ao homem.

Feliz Natal e um ano novo repleto de felicidades.

Leonardo Lisbôa,

Barbacena, 20/12/2013.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 20/12/2013
Código do texto: T4619693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.