AGRADECER.

É o mais importante, que por vezes esquecemos, agradecer.

A QUEM, AO QUÊ?

Fecha um ano marcado no calendário Gregoriano, inaugurado por um ser recusado, negado, aceito, reverenciado, mas pouco avaliado, CRISTO.

Encerra o ano de 2013 após seu nascimento que na realidade não registra com certeza histórica sua triunfal chegada, triunfal por ter permanecido como referência do tempo, um ser humilde, nada conhecido pela história, quase nada, e ter ficado dessa forma universal e apologética, e pasme-se, como sempre digo, não escreveu um só vocábulo.

QUE COISA EXTRAORDINÁRIA! QUEM FOI ESSE HOMEM? DESCONHECEMOS SUA GRANDEZA, NOSSA INTELIGÊNCIA É PEQUENA PARA CHEGARMOS ATÉ ELE.

Seu nascimento foi ligado pela mulher de Constantino, Imperador Romano, agregada e acreditada do cristianismo, que fez o marido oficializar o cristianismo em Roma à festa de Mitra, deus da luz dos persas, comemorado em 25 de dezembro. É a data do solstício na Europa, mês em que inicia-se a caminhada para o verão, saída das sombras para a festa da luz.

É preciso agradecer a algo ou alguém a vida, o mais sagrado bem, a tudo que nos foi dado, se dores, sua compreensão, se amores e alegrias, seus festejos, mas é preciso agradecer, principalmente nossa independência, se maduros, viajando na vida sem restrições, para qualquer rincão, se deístas ou teístas, e mesmo ateístas,erigir reverências aos ícones celebrados, os primeiros agradecendo ao Deus-tudo, marco da natureza pródiga, que está em tudo e em nós, inicio e fim de todas as coisas, mescla da compreensão que quer se alargar para possibilitar entendimento diante das dúvidas, os segundos aos seus deuses determinados, religiosos definidos, aos últimos pelo ar respirado que chega e sacraliza o maior bem, a vida e sua liberdade.

Agradecemos chegar a esse ponto banhado de felicidade. Elevando nosso olhar para o cosmos e dizendo, obrigado.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 20/12/2013
Reeditado em 26/12/2013
Código do texto: T4619314
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.