O modismo do peru de natal

Todo peru morre de véspera (???), é o que dizem por aí. Tenho pena - não é uma piada - deles. Passam 99,9% , do ano, esquecidos e quando chega Dezembro são tratados como príncipes. E o tal de Chester? Quem é esse que ninguém sabe, ninguém viu? Dizem - parece até fofoca de cozinha - que ele é um frango enorme, com direito a tratamento especial para que seu peso possa fazer bonito à mesa das pessoas. Ser humano é sádico até na hora de comer... Trata bem suas vítimas, para que depois possa devorá-las na mais tranquila animalidade, sem culpas e sem pecados.

As pessoas costumam dizer "já comprei o meu peru", "já temperei o meu peru", como se isso fosse a coisa mais importante da vida delas. Tem umas falas que soam até como deboche a quem come frango assado (não falo do Chester, esse de nome besta). E o povo do frango assado com farofa? Só encontra duas saídas... Ou mente, dizendo que comprou peru e para supervalorizar a mentira, ainda dá um preço maior do que ele realmente vale ou fica calado e com vergonha de dizer que comprou um frango pequeno (e quem sabe, duro).

Muita gente faz questão de ter peru à mesa. A maioria parece querê-lo por exibicionismo, a outra parte não consegue abrir mão da tradição... Tradição essa que eu acho bobagem, mas tudo bem, no fim das contas quase ninguém leva a sério, apenas seguem o "modismo" do momento... Até quem come frango.

Paloma Dias
Enviado por Paloma Dias em 20/12/2013
Código do texto: T4618889
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.