O AR E A NATUREZA

O ar é um dos elementos mais importante que compõe a Natureza, pois é nele que se encontra o oxigênio indispensável à vida. É um elemento quente e úmido. Possui energia alta, rápida, além de grandes propriedades que estabelecem conexões entre todos os seres do Planeta. Todo ser vivo dele necessita; sem ar saudável não existiríamos, sem ele nada sobrevive.

Quando se acorda pela manhã, o observador sensível extasia-se com a beleza das flores e inebria-se com o perfume que delas exalam através do ar que respira. Sente uma sensação agradável que lhe invade os pulmões, cuja fragrância trazida pelo ar que as envolveu o encoraja e, assim, parte para o labor diário com alegria e disposição para enfrentar, muitas vezes, estafantes horas originadas pelas obrigações e compromissos.

Todavia, quando se começa o dia deparando com lugares onde respiramos o ar malcheiroso devido à poluição e esgotos a céu aberto, decorrente do descaso e negligência do poder público pela falta de saneamento básica, ou pela ignorância e descaso dos próprios moradores do local que, irresponsavelmente, jogam lixo nas ruas, córregos, e deste modo, causam sério danos ao meio ambiente, desagradável sensação de respirar esse ar ruinoso, cujo odor fica impregnado em nossas narinas por um bom tempo e o entristecimento de nossos corações.

O ar, quando brisa, acaricia nossa pele e produz um agradável frescor nas tardes quentes dos dias ensolarados. Mas, muitas vezes, vem em forma de ventos fortes, empurrando as nuvens negras em ruidosas tempestades, derrubando árvores, destelhando moradias sob a forma de furacões, causando destruição e morte, tornando-se gerador de medos e aflições para todos os seres viventes. O ar também carrega doenças, gases tóxicos e a radioatividade que vaza pela inconsequência do homem imprudente, alimentada pela ganância de riquezas sem importar-se com a maléfica contaminação radiativa.

A humanidade vem sofrendo as graves consequências da poluição do ar, haja vista que o preço pago pela investida no progresso tecnológico tem sido muito alto: bruscas mudanças climáticas. A derrubada das florestas e a poluição dos grandes centros industriais têm gerado uma grave contaminação em todo o meio ambiente.

Apesar das campanhas de conscientização, a maioria das pessoas ainda não tem aquela preocupação com o futuro do Planeta e dos seres que nele habitam. As alterações climatológicas estão dando o alerta de que estamos caminhando para o caos ambiental, e que as futuras gerações sofrerão muito mais as consequências da nossa irresponsabilidade e descaso com a dádiva que recebemos do Nosso Criador: Um Planeta saudável, cheio de vida e beleza, que todos nós teríamos a obrigação de preservar para bem desfrutar.

- O que estamos pondo em prática para melhorar o nosso mundo?...

Reclamamos de tudo, mas não fazemos a nossa parte, ou seja, temos que ter atitudes positivas e mudar, antes que a Natureza nos mude... Para outro lugar... E para todo o sempre...

Diariamente o Planeta está dando o alerta, acorda humanidade!

(There Valio) (19/12/2013)