Livro Antigo, Uma Lembrança.



Quando minha filha mais velha entrou na escolinha, O Jardim da Infância, com três anos de idade, eu comecei a me preocupar com a sua leitura, a sua escrita, em fim, com sua vida intelectual. E escolar, claro.

Era sócia do Clube do Livro, depois Círculo do Livro. Todo mês chegava um livro em casa. Ela adorava ver os meus livros, e quando não estava com seus brinquedos, eu a encontrava muito quietinha sentada num cantinho da sala “lendo” meus livros, que, diga-se de passagem, nunca estavam guardados.
Comecei a receber os livros do mês e a comprar extras, infantis para ela e a Priscila. A Edilene adorava quando chegava um livro. A Priscila nem tanto.

Estes dias procurando um livro infantil, pois eu queria um texto diferente para levar para meus alunos, encontrei um livro bem amarelado, a capa já escapando das folhas, com anotações a lápis, uns parágrafos assinaladas com umas cruzes.

Fiquei com esse livro na mão e durante a madrugada fiz a releitura dele novamente e encontrei frases, parágrafos interessantes, idéias engraçadas.
Um livro para criança até certo ponto difícil de ler para um criança de “primeiro, segundo” ano de escola. O livro em questão é o Sandra na Terra do Antes de Fausto Wolff, pseudônimo, de 1979. O livro foi inspirado em sua filha Sandra Liberty , e outros filhos

Abrindo, encontrei um trecho logo no primeiro capítulo, onde um passarinho está lendo o seguinte poema:
“Quem acreditará nos meus versos
nos tempos que virão
se eles cantarem tuas mais altas qualidades?
E ainda assim, os seus o sabem, que meus versos
Não são mas que uma tumba,
Que escondem a tua vida e não mostram
Mais do que a metade do teu ser.
Se eu pudesse descrever a beleza
Dos teus olhos
E com números novos enumerar todas
As tuas graças
O tempo futuro diria:”Este poeta mente.
Toques tão celestiais jamais tocaram
Uma face humana”.
Que meus papéis feneçam, portanto,
Com o tempo
E venham a ser ridicularizados como
O velho homem que possui
Mais língua que verdade.
E os teus méritos reais serão vistos
Apenas como caprichos de um poeta,
Métrica alongada de uma antiga canção.
Mas viva um filho teu nos tempos que virão
E você viverá duas vezes: na beleza dele
A nas minhas rimas”.
( Willian Shakespeare nasceu numa cidadezinha chamada, Stratford-upon-Avon no ano de 1564. Ele foi para a Terra do Antes em 1616, onde passou por muitas transformações até o dia em que serviu de café da manhã para Sandra na forma de um minhoco. Ele não foi apenas um ator e um poeta, mas também o maior autor de teatro da história da humanidade. Do autor)
Quando abri o livro um mundo passado se abriu junto. Tantas lembranças que, graças a Deus são boas. A minha “princesa velha” como a chamo, aproveitou e sugou tudo o que o livro podia oferecer. Anotou, rabiscou, desenhou nas margens. Deixou sua marca pessoal no livro que era dela, como ela dizia.

Ela gosta de ler até hoje e “trocávamos muitas figurinhas” antes de ela se casar.
Sei que agora não há tanto tempo mais para leitura pois agora tem de ler o choro, os ais da Maria Júlia Carolina. Hoje sua leitura principal é outra.

Mas deixei uma semente em sua mente. Ela já está providenciando a sua pasta de leitura infantil, os Cds infantis com cantigas de roda, os vídeos infantis.
Se ela pequena puxar pela inteligência da Mãe, com certeza terá um futuro muito bom. Pois se em 1973, 74, isso já era importante, imaginem hoje, em 2007...
Sandra na Terra do Antes, amarelado, ainda esta atualizadamente Hoje.