"Bons"(des)...de Bola

“Bons”(des)...de Bola

“Atletas de Futebol”, “Jogadores de Futebol”, quais as semelhanças? A bola, é claro!

Ambos “correm” atrás dela, uns mais outros menos, uns como “apanhadores” e outros como “cuidadores”...

As relações, o tratamento, a intimidade, a cumplicidade, a arte, a magia da Bola com o “Atleta de Futebol” não são a sua praia. É sempre conflitante, estressante, angustiante... Um divórcio contencioso! Abrasiva, jamais de intensa intimidade, de amor, jamais se entendem. É um para cá a outra para a... Canela! Diferença de “Gênios”...

Os maus tratos à Bola – coitada! -, todos veem, poucos se importam. Assim como não se importam com os injustiçados, os pobres, os marginalizados. Ignoram-na! A Bola que se dane!

Somente os amantes de Futebol, do Futebol espetáculo, do Futebol de exuberante beleza plástica e que encanta a todos, e que se transformou em paixão mundial, sofrem por ela. Até se indignam pelo desrespeito, pelas desconsiderações, pela falta do “fino” trato, com a rainha do show: a Bola!

Os “Atletas de Futebol” não amam a Bola! Para eles ( como são tantos!), a Bola é uma inimiga a ser abatida (furada), massacrada, imolada!

-Bem feito! Quem mandou você atrapalhar a minha exibição de “força”, truculência? De mostrar para o “grande” público o meu físico sarado, tatuado. Meu penteado à lá...?

Céus! Há quem defenda essa união: malvados versus Bola! São os “donos”, os incentivadores, os de” olhos clínicos”, os descobridores dos “Atletas de Futebol”, comumente chamados de “empresários”. São os mercadores dos “Brucutus”, “Pitbull”, Xerifes, “parede intransponível”... Midiaticamente endeusados. Alguns chamados de “Cracks”... Valha-nos Deus!

Gente! Assassinaram a Bola, ninguém sabe, ninguém viu?

O Brasil, país da Bola (?)... Desaprendeu? Não sabe mais “Jogar Bola”? Não se vê mais: o drible, não se dá mais uma “trivela”, um drible da vaca, um chapéu... Um gol de placa! Um lançamento de 50 metros... Um gol de cobertura, uma caneta...Uma embaixadinha...

Entretanto sobram: Uma voadora, um calço por detrás, um tranco...Um pontapé... Esse é o “futebol” praticado no nosso querido país...

O sofrível, o horroroso Campeonato Brasileiro 2013, a exemplo das últimas edições, a partir do novo século, não revelou mais do três “Jogadores de Futebol”. Entretanto, revelou mais de três centenas de “Atletas de Futebol”.

Somos os Campões Mundial de “passes errados”...

Os nossos Estádios de Futebol, agora, Arenas... Muito apropriado...

Saudades de você Nilton Santos...

BNandú dez/2013

BNandú
Enviado por BNandú em 17/12/2013
Código do texto: T4615199
Classificação de conteúdo: seguro