Caixinha de Natal...

Dia normal...

Sete horas... Estou na fila de pães, deliciosos pãezinhos quentes!

Isso justifica a longa e sonolenta fila, aqui, no pequeno mercado do bairro.

Enquanto espero chegar a minha vez, fico observando tudo à minha volta.

Hoje, olhando para o caixa, e notei o comportamento repetitivo dela, quando pegava o troco do cliente em moedas, e dizia " vai para nossa caixinha de Natal? Ela está aqui, veja!"

Era uma caixa de sapato encapada com um papel de presente velho, bege encardido e amassado e uma frase colada com durex, se apresentando ' caixinha de natal' (assim - Natal escrito com letra minúscula!). Quem olhava para ela( a caixa), sorria e guardava o troco na bolsa...

Fiquei com pena do olhar decepcionado da Lica - a caixa. Resolvi dar uma boa sugestão, para melhorar aquele 'investimento natalino'; ensinando-a a fazer uma verdadeira caixinha natalina- verde, com desenhos vermelhos, fitinhas coloridas e todos sentirão prazer em colocar valores para todos...

Muito bem, na manhã seguinte, tive uma bela surpresa; minha sugestão tinha sido cem por cento atendida: dava gosto de vê-la - a nova e bela caixinha de Natal e também percebi, que as pessoas já estavam deixando o brinde monetário. Saí satisfeita, pois dei uma boa ajuda...

Terceiro dia. Estava na fila dos pães e notei que a caixinha de Natal, havia desaparecido. Lica me chamou e disse:

- Você viu, dona, a caixinha não está aí mais, pois estava bem cheia!

Interrompi a fala dela e disse:

- Viu, querida, que todos gostam de beleza e capricho em tudo. A caixinha de vocês está pomposa!

Ela olhou-me friamente e disse:

- Não é isso. O caso é que entrou um cliente alto e com cara de folgado,pegou a caixa, sacudiu e disse " tá bonita, boa e pesada... vou carregá-la agora"...

A Caixinha chamou muita atenção, resmungou e eu entendi o recado silencioso que recebi ( 'por que se meteu nisso?'). Saí bastante sem graça e triste.

Lica terminou de contar o fato e estava chorando...

No quarto dia, entrei silenciosamente e fui para a fila.

Olhei distraidamente para o caixa e tive uma surpresa: lá estava a caixinha de 'natal' horrorosa novamente!!!

Paguei minha conta, olhando para Lica, agradeci o atendimento e voltei para casa pensando...

'Nossa, que situação natalina deprimente!!"

Thera Lobo (dezembro - 2013)

thera lobo
Enviado por thera lobo em 16/12/2013
Código do texto: T4614064
Classificação de conteúdo: seguro