SILÊNCIO

Essa semana tentei trabalhar com o silêncio, mas tudo o que consegui foi gritar, fazer um dos barulhos mais terríveis que já produzi, com isso, feri ouvidos, abalei amigos por não saber respeitar que a melhor solução para certas situações é mesmo o silêncio.

Descobri com isso que é muito difícil calar a mente, silenciar o ego gritante que tenta a todo momento ser ouvido. Percebi que o silêncio é uma força bem mais forte que o som e por não ser verbalizado, produz um efeito muito melhor que mil discursos, que milhares de parábolas ou defesas desenfreadas, onde se cospe palavras e acabamos não falando nada.

Enquanto o som corre o risco de ser mal interpretado ou ser equivocadamente ouvido; o silêncio faz pensar, cultiva a dúvida, flui em correntes de reflexão, cai feito a mais fina chuva, e acalma a necessidade de uma resposta imediata a uma provocação.

O silêncio é a melhor resposta para certas perguntas e a melhor explicação para as grandes questões da vida: de onde viemos, quem somos e para onde vamos, só podem ser explicadas com o silêncio.

Sábio é o homem que escuta e só fala, como diz o escritor Rubens Alves, quando o silêncio pode ser substituído por algo maior e melhor.