A televisão
           de Clara




   Suas companheiras de clausura a deixaram no leito e foram para a igreja de São Francisco, em Assis, participar da solenidade da natividade de Jesus.
   Terminada a cerimônia natalina, as freiras, eufóricas, voltaram para o convento, e, imediatamente, procuraram a solitária (?) Clara, na sua cela seráfica. Dizer-lhe tudo o que tinham visto e ouvido era o que elas mais queriam.
   Começaram lamentando a ausência da companheira doente na festa do Menino. - "Prouvesse a Deus que houvésseis estado conosco", está no Capítulo 35 do IFioretti de São Francisco de Assis.
   Em seguida, passaram a lhe contar, tintim por tintim, como fora a noite natalina na basílica franciscana de Assis, que ficava muito longe do mosteiro em que Clara permanecera prostrada no seu humilde leito.
   Soror Clara sorriu. E surpreendendo suas irmãs, disse-lhes que, do seu quarto, vira e ouvira tudo o que havia acontecido na igreja do Poverello.
   Fora esta a resposta de Clara de Assis às suas companheiras de burel, deixando-as, certamente, boquiabertas:

- "Bendito seja o Senhor Jesus Cristo que não me deixou aqui abandonada, sozinha, quando vocês me abandonaram.
    Escutei, por graça do Senhor, toda a solenidade celebrada esta noite na igreja de São Francisco e lá estive presente, recebendo até a santa Comunhão. Agradecei comigo a Nosso Senhor Jesus Cristo por tal graça a mim concedida."

   Há quem garanta que essa "visão à distância" de Clara de Assis não passa de uma bela e comovente lenda religiosa.
   Verdadeiro o fato ou simplesmente uma doce lenda natalina, certo é que, inspirando-se nessa estória franciscana, Pio XII, na Carta Apostólica de 21 de agosto de 1958, proclamou Santa Clara padroeira da televisão.

   Chiara d´Offreducci di Favarone, jovem rica, bonita, de família nobre, nasceu na cidade de Assis no dia 16 de julho de 1193.
   Apaixonou-se pela pregação de Francisco de Assis e resolveu lhe seguir os passos. Fê-lo de maneira incondicional.
   Com o Poverello ela fundou a Segunda Ordem Franciscana, a Ordem das Clarissas.
   Clara morreu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. E pelo Papa Alexandre IV, no dia 15 de agosto de 1255, foi declarada santa.

    De uma modinha do Caetano Veloso homenageando a Padroeira da televisão:

  "Que a televisão não seja sempre vista
  Como a montra condenada, a fenestra sinistra
  Mas tomada pelo que ela é
  De poesia." 

   Sempre me faço esta pergunta: será que Santa Clara abençoaria a televisão que se faz hoje em todo o mundo? Diante de alguns "programas", com certeza, ela não hesitaria em desligar seu televisor...

NOTA - Aos meus diletos amigos, que, num descomunal esforço acompanham-me, nesta insignificante coluna, desde 2006, desejo um Feliz Natal! 
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 16/12/2013
Reeditado em 12/12/2020
Código do texto: T4613877
Classificação de conteúdo: seguro