AQUI NO BRASIL...

Curiosidades Brasileiras (2)

Olivier Teboul, rapaz francês que vive há uns três anos em Belo Horizonte, publicou na internet uma lista de “Curiosidades brasileiras”. Mas antes avisa: “Aqui são algumas das minhas observações, às vezes um pouco exageradas, sobre o Brasil. Nada sério.”

Achei a leitura bem divertida e interessante. Nada ofensivo, trata-se de situações que saltam aos olhos de um estrangeiro. Estranhar o modo de vida de outro povo é normal, assim como é normal, acostumados aos nossos hábitos, não nos darmos conta das nossas ‘peculiaridades’.

Como a lista de Olivier é longa, com 65 itens, não pretendo citar tudo. Fiz alguns agrupamentos, marcados com o número do texto original e respeitando o que ele mesmo escreveu em português.

38 - Aqui no Brasil tem um jeito estranho de falar coisas muito comuns. Por exemplo, pode falar “bom dia”, mas também se fala “e aí?”... E aí o que? Parece frase abortada... Uma resposta correta e comum a “obrigado” é “imagina”. Imagina o que? Talvez eu quem falte de imaginação...

40 – Quando você tem algo pra falar, é bom avisar que vai falar antes de falar. Assim se ouve muito: “vou te falar uma coisa”, “deixa te falar uma coisa”, “é o seguinte”. E até o meu preferido: “olha só pra você ver”.

31 – Toda vez que ouço a palavra “blitz” tenho a impressão de que a Alemanha vai invadir de novo. Reminiscência da consciência coletiva francesa...

17 – A palavra “aparecer” em geral significa “não aparecer”. Exemplo: “vou aparecer mais tarde”. Significa “não vou, não”.

61 – Quando encontra com uma pessoa se fala “Beleza?” E a resposta pode ser “Jóia”. Parece um diálogo entre o Dalai-Lama e um discípulo dele, como se fosse um duelo filosófico de conceitos abstratos.

30 – Aqui no Brasil o Deus está muito presente, pelo menos na linguagem: “Vai com Deus”, “Se Deus quiser”, “Deus me livre!”, “Ai meu Deus!” Ainda bem que Ele é brasileiro!

(*) olivierdobrasil.blogspot.com.br