CURIOSIDADES BRASILEIRAS

Olivier Teboul, rapaz francês que vive há uns três anos em Belo Horizonte, publicou na internet uma lista de “Curiosidades brasileiras”. Mas antes avisa: “Aqui são algumas das minhas observações, às vezes um pouco exageradas, sobre o Brasil. Nada sério.”

Achei a leitura bem divertida e interessante. Nada ofensivo, trata-se de situações que saltam aos olhos de um estrangeiro. Confesso que eu mesma fiz anotações semelhantes quando vivi na França. Estranhar o modo de vida de outro povo é normal, assim como é normal, acostumados aos nossos hábitos, não nos darmos conta das nossas ‘peculiaridades’.

Como a lista de Olivier é longa, com 65 itens, não pretendo citar tudo. Fiz alguns agrupamentos, marcados com o número do texto original e respeitando o que ele mesmo escreveu em português. Segue o primeiro lote.

Ele sempre começa com: Aqui no Brasil...

N° 1 - Aqui no Brasil tudo se organiza em fila: fila para pagar, fila para pedir, fila para entrar, fila para sair e fila para esperar a próxima fila. E duas pessoas já bastam para constituir uma fila.

N° 2 - Aqui no Brasil o ano começa ‘depois do carnaval’.

N° 9 - Aqui no Brasil o cliente não pede cerveja pro garção, o garção traz de qualquer jeito.

N° 13 – Aqui no Brasil os chineses são japoneses.

N° 16 – Aqui no Brasil é comum conhecer alguém, bater papo, falar ‘a gente se vê’, ‘vamos combinar’ e nem trocar telefone.

N° 36 – Aqui no Brasil o polegar erguido é sinal pra tudo: ‘tá bom’, ‘obrigado’, ‘desculpa’.

N° 62 – Aqui no Brasil a torneira sempre pinga.

N° 50 – Aqui no Brasil os brasileiros escovam os dentes no escritório depois do almoço.

N° 34 – Aqui no Brasil quando comprar tem que negociar.

N° 49 – Aqui no Brasil, dentro dos carros sempre tem uma sacola de tecido no alavanca de mudança pra colocar o lixo.

N° 26 – Aqui no Brasil esporte é ou academia ou futebol.

N° 24 – Aqui no Brasil futebol é quase religião e cada time uma capela.

N° 10 – Aqui no Brasil todo mundo torce para um time, de perto ou de longe.

N° 11 – Aqui no Brasil sempre tem um padre falando na televisão ou na rádio.

N° 27 – Aqui no Brasil existe três padrões de tomadas. Vai entender porque...

(*) olivierdobrasil.blogspot.com.br