Foto: Adriana Câmara
   Dançarina: Natália Capistrano

    Músico: Bruno Braga




      Você consegue imaginar algo que te dar deleite aos olhos e ao mesmo tempo contemplação pelo belo? Entenda-se aqui o "Belo" como arte! Pois sim, o movimento corporal pode ser esta porta, que uma vez aberta, nos convida a adentrar num mundo mágico de exuberante existência. A plasticidade que reveste algumas ações do corpo são simplesmente fantásticas. Encantam na medida que encantam-se. Aqui nesse momento, falo da milenar e sensual Dança do Ventre! Utilizada em ritualísticas, teve origem em diversas regiões do Oriente Médio e também da Ásia Meridional, com destaques em registros no Egito antigo, Babilônia, Mesopotâmia, também na Pérsia e Grécia. Mas seu nome como hoje é conhecida entre nós, teve seu surgimento na França no ano de 1893, tendo outras denominações de acordo com as regiões onde é praticada, mas, tem um significado geral como sendo "Dança da região" ou "Dança local".
 
     Praticada por esse ser belíssimo chamado mulher, porque na ritualística era uma espécie de preparação para a maternidade, daí seu apelo sensual, ela consegue nos transportar às fronteiras da realidade com a imaginação.É capaz de alegrar as mais tristes almas, independente da idade e gênero que a contemple. A sensualidade implícita e a graciosidade presente são um espetáculo à parte, exuberante. Corpo e música percussionada entrelaçando-se em notas e ritmos no ar, arrepiando, uma comunhão sem precedentes, engenhosidade dos deuses da fertilidade e da graciosidade.
 
     Em cada movimento uma vibração, em cada vibração uma emoção, que dissipa-se pelo sorriso que se estende por todo esse universo encantado de uma silhueta exposta. O brilho, o glamour, realçam sobre a escuridão do palco que não ofusca jamais o charme, a sensualidade e a beleza desta magnífica Dança, nascida do Ventre de uma deusa apaixonante! Caro leitor, fica o convite para que em uma oportunidade possam contemplar um espetáculo único, algo que estimula os sentidos em todos os sentidos da palavra, digno de se apreciar sem moderação em brilho e suntuosidade!



Natália Capistrano foi minha aluna no curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza.
Proprietária do Studio de Dança Natália Capistrano em Fortaleza.

Se desejarem dêem uma espiadinha no link abaixo:
http://m.youtube.com/watch?v=DWCkckl3-4Y&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DDWCkckl3-4Y
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 12/12/2013
Reeditado em 12/03/2021
Código do texto: T4609197
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.